Passos celebra 188ª edição da Festa do Reinado e Cavalhada
A festa, que prossegue até 1 de janeiro, é o maior patrimônio da cultura e da tradição religiosa do município
Será realizada nesta segunda, 25, a 188ª edição da Festa do Reinado e Cavalhada de Passos. O evento, que é organizado pela Associação Passense dos Ternos de Congo e Moçambique de Passos e pela Associação dos Cavaleiros e Muladeiros de Passos (ACMP), conta com apoio de entidades locais com uma programação que prossegue até o dia 1º de janeiro.
Neste ano, a festa do Reinado vai contar com a participação de ternos de Congo e Moçambique de Passos e dos municípios de Arcos, Alpinópolis, Formiga, São Sebastião da Estrela e Santana do Jacaré. Na cavalhada, a previsão é que 200 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, participem. No ano passado, a Cavalhada atingiu 250 participantes, número recorde para o evento, segundo os organizadores.
De acordo com o presidente da ACMP, Elcio Luiz dos Santos, o Elcinho, cerca de 80 mulheres e crianças farão parte da Cavalhada neste ano. O cortejo feito a cavalo representa as lutas entre mouros (vestidos de vermelho) e cristãos (de azul) e tem início às 13h na Igreja da Penha, com parada no Santuário de Nossa Senhora da Penha, e segue pela região central da cidade até a Igreja de São Benedito.
Conforme o presidente da associação dos Ternos de Congo e Moçambique de Passos, José Wellington Mizael, Rei da Coroa de Santo Antônio de Categeró, a festa do Reinado e Cavalhada de Passos é um patrimônio da cultura e da tradição religiosa do município que envolve novas gerações e promove o intercâmbio com grupos de cidades da região e também de outros lugares.
De acordo com Mizael, a parceria com a prefeitura, a Câmara e o apoio da população são fundamentais para o sucesso e continuidade dessa tradição. Segundo ele, um dos pontos altos das celebrações será o grande encontro no dia 30 de dezembro, a partir das 14h na Praça de São Benedito, que deve reunir ternos de Congo e de Moçambique de Passos e das outras cidades.
A tradicional Cavalhada parte às 13hs da tadicional capelinha da Penha e atravessa a cidade até a Matriz de São Benedito (Reprodução)
RENDA BENEFICENTE
Para participar da Cavalhada, os cavaleiros e amazonas pagaram R$ 30 de inscrição, com direito a uma camiseta, e a arrecadação prevista, em torno de R$ 600, será destinada ao Hospital Regional do Câncer e à Igreja de São Benedito. A Cavalhada distribui prêmios para os animais mais bonitos, nas categorias cavalo, égua, burro e mula, e medalhas para os cavaleiros. No trajeto, haverá locais de parada com banheiros químicos para a população e área para acomodação e conforto dos animais.
Segundo Elcinho, um veterinário vai avaliar as condições dos cavalos, éguas, mulas e burros que participam da cavalhada para evitar situações de maus tratos, por exemplo. O presidente da ACMP afirma que o evento terá nove banheiros químicos, sendo um para portadores de necessidades especiais, na Praça São Benedito; dois na Praça do Cruzeiro; quatro no Santuário de Nossa Senhora da Penha; dois na Praça da Saudade, próximo à árvore de Santa Bárbara; e dois na Rua Sepúlveda.
A festa conta com apoio e participação da Polícia Militar, das paróquias Nossa Senhora da Penha e de São Benedito, das secretarias municipais de Cultura e Patrimônio Histórico, Meio Ambiente, Saúde, Agricultura, Obras, Habitação e Serviços Urbanos, de Segurança Pública e Defesa Civil e do Saae. A prefeitura vai disponibilizar uma ambulância para acompanhar o percurso e também fará o controle no tráfego de veículos durante o trajeto.
“A recomendação é que todos venham com espírito natalino, com essa alegria e entusiasmo que há 188 anos estamos celebrando nossa festa, hoje patrimônio imaterial e cultural Passense”, afirmam os organizadores.