Fragâncias milionárias

Bloco de Moda

Fragâncias milionárias
Produtos da Rhode: venda bilionária (Reprodução)

A venda da marca de beleza Rhode, propriedade da influencer norte-americana Hailey Bieber (cuja avó materna nasceu em Minas) por cerca de 1 bilhão de dólares, mesmo com menos de 10 anos de existência e apenas quatro produtos principais no portfólio, chamou a atenção da moda para esse novo poder e altissimo potencial do setor de beleza. O negócio simboliza uma tendência crescente: celebridades e influenciadores que usam sua imagem para lançar marcas com apelo direto ao consumidor (D2C), focadas em estética, bem-estar e lifestyle.

Vale dizer que o mercado global de beleza movimentou cerca de U$ 617 bilhões (em 2024) e projeta-se que atinja mais de U$700 bilhões até 2027. Alguns subnichos do setor, como o de skincare (cuidados com a pele), são os mais promissores, com crescimento médio anual de 5,4% . As marcas independentes e digitais — como a Rhode — lideram a inovação, investindo em fórmulas limpas, design minimalista e forte presença em redes sociais.

Esse modelo de marca enxuta, mas com branding sólido e propósito bem definido, vem atraindo investidores e grandes conglomerados como Estée Lauder, L’Oréal e Puig, que estão dispostos a pagar caro por acesso a públicos jovens e leais.

No Brasil, o setor movimenta R$130 bilhões / ano, atraindo o interesse de redes de fast fashion - como a Renner, que abriu espaços especiais de beleza em suas lojas.

Para o mundo da moda, que já vinha buscando novas formas de diversificar receitas, o sucesso dessas marcas acende o alerta: o futuro pode estar nos frascos, nas fórmulas e nas selfies — não apenas nas passarelas.

VAIVÉM

* A Semana de Moda Masculina de Paris / Primavera/Verão 2025 acontece entre os dias 18 a 23 de junho , reunindo 72 marcas em desfiles e apresentações por toda a cidade. O evento começará com o desfile da Louis Vuitton em 18 de junho. Além dos desfiles, haverá eventos paralelos como a abertura da nova loja da Courrèges (em 20 de junho) e o programa cultural Manifesto XXIV. A moda para homens vai crescendo, inclusive na joalheria - com os guapis usando jóias preciosas. Pura ostentatação.

* O saldo invernal desse 2025 para quem produz moda, por aqui, foi animador. A saber: as principais feiras de moda de inverno geraram cerca de R$ 537 milhões em negócios - com a Fenin Fashion Inverno ( Gramado / RS), superando os R$ 400 milhões de faturamento com mais de 800 marcas nos estandes. Embora sinalizasse o verão 2026, a feira Minas Trend (Belo Horizonte) também comercializou peças para o inverno e gerou (aproximadamente) R$ 27 milhões em vendas. O Inspiramais teve duas edições ( Porto Alegre e Sao Paulo), totalizando R$ 110 milhões no ano. Outras feiras foram também realizadas, porém sem divulgação de faturamentos.


PONTO FINAL

O Dia dos Namorados vai chegando e os lojistas se alegrando. As previsões são de que o e-commerce fature mais de R$ 7 bilhões (especialmente no vestuário, beleza e eletrônicos), enquanto os shoppings centers estimam um aumento de 4,2% nas vendas em relação a 2024, movimentando aproximadamente R$ 4,4 bilhões. Já o varejo tradicional prevê um faturamento de R$ 2,59 bilhões. O amor desperta as paixões, digo, os cifrões!