Jeans Day

Bloco de Moda

Jeans Day
O jeans da Colcci (Divulgação)

No dia 20 de maio foi celebrado o Dia do Jeans, em homenagem à criação da primeira calça jeans por Levi Strauss e Jacob Davis (nos EUA), em 1873. Mais do que uma peça de vestuário, o jeans se consolidou como um símbolo cultural, de resistência e identidade - sendo essencial no guarda-roupa de pessoas de todas as idades.

Na vida cotidiana, o jeans representa versatilidade, conforto e praticidade. Ele acompanha as mudanças sociais e comportamentais, sendo usado tanto em ocasiões informais quanto em produções mais sofisticadas. Seu impacto na moda é imenso, pois atravessa gerações, estilos e fronteiras culturais.

Entre as marcas mundiais mais importantes do segmento destacam-se Levi's, Diesel, Wrangler, G-Star RAW e True Religion. No Brasil, cinco grandes marcas foram determinantes no estilo jeanswear: Ellus, Colcci, Damyller, Triton e Zoomp.

O jeans também teve papel fundamental na evolução da moda brasileira nos últimos 60 anos. A partir da década de 1960, foi associado à rebeldia e aos movimentos de contracultura. Nas décadas seguintes, com o fortalecimento da indústria nacional, o jeans se popularizou ainda mais, com marcas locais ganhando espaço e reconhecimento.

Atualmente, o Brasil é referência em inovação e sustentabilidade na produção do denim - o tecido do jeans. O jeans brasileiro soube se adaptar ao clima tropical e à diversidade cultural, tornando-se um dos pilares da indústria da moda do país e símbolo da sua criatividade e capacidade produtiva.

VAIVÉM

* A reciclagem na moda começa a tomar forma mais abrangente e realista. A saber: segundo a plataforma Business of Fashion (BOF), no último mês uma série de empresas com patrocinadores do calibre  da H&M e da Inditex (leia-se Zara), avançaram com planos para construir suas primeiras plantas de reciclagem têxtil em escala industrial. Com isso, promovem uma tecnologia que (muitas vezes) é considerada uma solução milagrosa para muitos dos problemas ambientais da moda e que vai se concretizando.

* E, por falar no assunto, a Renner lançou sua quinta coleção com tecidos feitos com algodão agroecológico. Plantado em Minas Gerais e no Ceará, o algodão usado é livre de agrotóxicos e cultivado com técnicas que preservam o solo e a água, como os consórcios agroecológicos. A matéria-prima é produzida por mulheres agricultoras apoiadas pelo Instituto Lojas Renner, pilar social da varejista, que existe desde 2017.


PONTO FINAL

 

 

A moda brasileira brilhou em Cannes 2025 com criações de estilistas nacionais - que valorizaram o artesanato verde-amarelo. Entre os que vestiram nossas atrizes por la, destacaram-se Lethicia Bronstein , Vitor Zerbinato, Martha Medeiros, Gloria Coelho, Misci, Samuel Cirnansck , Alexandre Herchcovitch e a mineira Fabiana Milazzo.
Houve também quem brilhou nas festas paralelas e até na praia - como a grife Lenny Niemeyer, apesar do friozinho na Riviera.