A Prefeitura de Passos e o Saae precisam de novas sedes administrativas?

Atualmente a Prefeitura gasta mais de R$ 80 mil em aluguéis para abrigar órgãos municipais

A Prefeitura de Passos e o Saae precisam de novas sedes administrativas?
O atual prédio da administração, construído há mais de 50 anos, não abriga mais todos os órgãos da estrutura municipal

Duas visões diferentes sobre um mesmo assunto para você formar a sua opinião:

 

O secretário municipal de Administração da Prefeitura de Passos, Ronaldo Resende dos Anjos, informou que atualmente a prefeitura paga por mês R$ 88.317,04 em aluguéis de imóveis e que o atual prédio da estrutura administrativa, para a qual ele foi construído há 50 anos, não comporta mais a estrutura da administração. Ele defende a construção da sede administrativa para os próximos 50 anos. O Saae, que está chegando aos 60 anos, nunca teve uma sede própria e também quer construir a sua.

Convidamos os ex-prefeitos Cóssimo Baltazar de Freitas e Renatinho Ourives para debater essa questão e a eles fizemos as seguintes perguntas:

A administração municipal, assim como o Saae, precisa de uma nova sede administrativa?

Existem outras prioridades?

O atual prédio na praça Geraldo Maia tem estrutura para comportar a administração?

 

 

 

CÓSSIMO RESPONDE: Administrar é buscar o bem do cidadão. Isso é primordial. Deve-se evitar a pressa e a obra a “toque de caixa”.

Entendo ser importante, antes de qualquer medida, fazer um estudo para ver se os imóveis públicos estão sendo bem aproveitados, por exemplo, os centros comunitários construídos  em  administrações passadas, que foram pensados, planejados e executados  com recursos próprios.

Estudar o “Plano Diretor” para ver qual a atitude ideal para melhor atender o povo.

A cidade cresce a olhos vistos e todas as ações do poder público devem ser planejadas não só para o hoje, mas visualizando o crescimento e as futuras necessidades do amanhã.

No meu entender, no entanto, o atual prédio central do executivo não atende mais as necessidades atuais. Mas é bom perguntar: o momento é agora para pensar uma solução? Não há outras prioridades mais prementes? O executivo tem um lugar apropriado  onde possa reunir os órgãos municipais? Há condições de planejar e executar, no momento, ou será a repetição do que se fez em uma administração passada, cujos projetos, conforme se diz, foram engavetados e nada se concretizou, com significativas despesas aos cofres públicos?

Para encerrar: não seria interessante a população, que paga, conhecer que aluguéis são esses que chegam à quantia de quase noventa mil reais mensais?

 

RENATINHO OURIVES RESPONDE: A  administração municipal, bem como o SAAE – Serviço Autônomo de Águas e Esgoto –  necessitam de uma nova sede administrativa moderna, que torne o atendimento ao munícipe de forma mais ágil, fácil e eficiente. As atuais sedes administrativas são antigas e não atendem as legislações ambientais, de acessibilidade e de prevenção e combate a incêndio.

Ocorre, no entanto, que a prioridade no momento, face a pandemia do novo coronavírus, é a construção de um centro de atendimento médico, proporcionando um atendimento eficiente e humanizado ao cidadão que tanto tem sofrido com esta pandemia.