Você já experimentou o quinto gosto?

Receita de chef para o aperitivo diferente para o final de semana

Você já experimentou o quinto gosto?
Receita do chef Cássio Prados, o croc umami com mel de gengibre,  ressalta três gostos básicos do paladar, incluindo o umami (Divulgação)

Nos encontros do final de semana, com a família e os amigos, não podem faltar aperitivos para acompanhar o momento descontraído e de união. Por que não deixar a ocasião mais especial e com um toque de chef?

A convite do Comitê Umami, organização responsável por divulgar o quinto gosto no Brasil, o renomado Chef Cássio Prados separou uma deliciosa receita para a ocasião, reunindo os gostos salgado, doce e umami.

“Perfeita para momentos informais, a receita croc umami com mel de gengibre vai transformar o encontro com os amigos em uma incrível experiência sensorial. O modo de preparo é prático e com ingredientes presentes no dia a dia, como ovos, queijo e mel”, explica o chef. 

 

O QUE É O QUINTO GOSTO

Até pouco tempo atrás, aprendíamos que existiam apenas quatro gostos básicos do paladar – doce, salgado, azedo e amargo. No entanto, o que algumas pessoas ainda não sabem é que o dia 25 de julho é conhecido como o Dia do Umami – data que comemora a descoberta do quinto gosto básico do paladar humano. A escolha da data para a homenagem tem relação direta com o seu descobrimento, que aconteceu em 1908, quando o pesquisador japonês Kikunae Ikeda identificou um gosto diferente e o nomeou de umami. O quinto gosto e a identificação das substâncias que o proporcionam foram uma revolução para a culinária e, neste ano, a descoberta completa 110 anos. As principais substâncias que proporcionam o umami são o aminoácido glutamato e os nucleotídeos inosinato e guanilato. Após a confirmação, diversas pesquisas e estudos foram iniciados para entender melhor as características e peculiaridades do “novo” gosto.

Nosso primeiro contato com o umami, geralmente, é pelo leite materno – que é doce e rico em glutamato – aminoácido responsável por conferir o quinto gosto. O umami está presente em alimentos comuns do dia a dia como: queijos, tomates, carnes, vegetais e cogumelos.

O gosto umami pode ser qualificado como um gosto profundo e duradouro por conta da sensação aveludada que produz na boca. Suas principais características são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.

 

UMAMI

O quinto gosto básico do paladar humano foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.

 

 

CROC UMAMI COM MEL DE GENGIBRE

Tempo de preparo: 20 minutos

Porções: individuais

Ingredientes:

1 fatia de 4 cm de espessura de queijo tipo “margherita” (muçarela de vaca e de búfala)

1 ovo ligeiramente batido (50 g)

1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada (110 g)

2 xícaras (chá) de farinha para empanar “panko”

1 colher (sopa) de mel aromatizado com gengibre

 

Modo de preparo:

Passe a fatia de queijo pela farinha de trigo, pelo ovo, pela farinha “panko”, novamente pelo ovo e, por último, pela farinha “panko”. Pressione levemente com a palma das mãos para que a crosta fique bem aderida ao queijo.

Acomode em um prato e leve ao freezer por 10 minutos.

Frite em imersão, em óleo quente, até dourar dos dois lados.

Escorra em papel-toalha e sirva quente, acompanhado do mel aromatizado com gengibre.

 

Dica: caso queira, substitua o mel aromatizado com gengibre por qualquer outro de sua preferência.

Tempo de preparo: 10 minutos (+ 2 horas de freezer).

Rendimento: 1 porção.