Passos ganha uma alternativa gastronômica diferenciada

Atendimento na Serra Parrilha é feito por uma equipe treinada para receber um público que aprecia uma boa carne

Passos ganha uma alternativa gastronômica diferenciada
No cardápio da nova casa inaugurada na Avenida Avelino Maia, apenas carnes nobres selecionadas e com selo de qualidade premium (Divulgação)

Acaba de ser inaugurada em Passos a Serra Parrilla, um novo conceito de oferecer uma carne diferenciada a partir da sua confecção. Tecnicamente, a parrilla é uma forma diferente de assar carnes, peixes, suínos, frangos, ovinos e até mesmo legumes. A técnica confere ao alimento um sabor muito próximo do que ele realmente tem. As parrillas são mais comuns em cidades do Rio Grande do Sul e, a exemplo do que vem acontecendo em várias regiões do país, os restaurantes estão adotando esse sistema internacional. Na parrilla, ao contrário das churrasqueiras brasileiras, o carvão ou a madeira são queimados separadamente, de modo que a queima do carbono vinda do carvão por meio da fumaça não interfira no aroma e sabor da carne, esturricando ou defumando-a. Este é o maior dos benefícios de assar a carne na parrilla, pois assim o carvão é deixado em um local isolado – sendo geralmente na lateral da grelha ou no fundo dela –, enquanto uma espécie de haste puxa a brasa, aproximando o calor da carne. Com esse processo, a carne não tem contato com a fumaça nem é furada, como ocorre com os espetos, fazendo com que o suco fique consistente dentro da carne em vez de “escorrer”, levando os nutrientes e sabores únicos. Na parrilla, existe ainda um ponto mais inclinado para que a gordura da carne escorra direto para um coletor específico em vez de a carne ser banhada por ela, como ocorre nos tradicionais espetos. Isso evita que a gordura se acumule quando a carne estiver assando, deixando-a mais saudável e saborosa.

Explicado o processo, vamos às características da nova opção gastronômica que surgiu em Passos neste mês de setembro. A começar pelo endereço. O Serra Parrilla fica na Avenida Avelino Maia, também conhecida como a avenida da moda, e pelo jeito a moda é também de bares, lanchonetes e restaurantes, no número 3.668 – nas imediações do Class Hotel. A capacidade é para 28 pessoas nesse esquema de pandemia – e que poderá chegar a 48 depois de nos livrarmos dessas contingências. Nesses dias de inauguração é necessário fazer a reserva antecipada pelo telefone/whatsapp 34135100, mas a partir da próxima semana o atendimento será por livre demanda, no horário de 18h00 à meia noite – aos sábados a partir das 17h00. A casa é de propriedade de Sudréia Dias Pereira, a assadora, e a cozinha é comandada pelo chef Ygor Henrique de Oliveira.

Além do ambiente aconchegante e de um atendimento feito por uma equipe treinada para receber um público diferenciado, o Serra Parrilla oferece cortes especiais de carnes argentinas e uruguaias, carnes Angus, além do chopp Old Times – um artesal que já é um marco referencial da cidade de Passos, além de drinks especiais de destilados.

Então, já que setembro chegou e, por causa dessa pandemia não podemos ir para a Argentina ou Uruguai apreciar um ancho, chorizo, costela e companhia,  essa é uma boa opção gastronômica em Passos.