Regional de Passos terá 8 profissionais do Mais Médicos

Oito profissionais vão atuar em Passos através do programa federal

Regional de Passos terá 8 profissionais do Mais Médicos
Trabalhadores da área de saúde devem atuar na região após a retomada do projeto neste ano (Divulgação MS)

 

A Superintendência Regional de Saúde receberá 8 novos profissionais do Programa Mais Médicos que vão atuar na cidade de Passos. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), esses médicos se inscreveram em quatro editais abertos pelo Governo Federal nos meses de junho e julho de 2023.

 

O Sul de Minas receberá 52 novos profissionais do Programa Mais Médicos. Os trabalhadores irão atuar em 21 cidades da região após a retomada do projeto neste ano.

 

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), esses médicos se inscreveram em quatro editais abertos pelo Governo Federal nos meses de junho e julho de 2023.

 

A SRS Alfenas receberá 7 médicos. Já SRS Passos, 8 trabalhadores; na SRS Pouso Alegre serão mais 33 profissionais atuantes; e na SRS Varginha contará com novos 4 médicos.

 

Os classificados começaram a se apresentar aos municípios no dia 18 de setembro. A última apresentação está prevista para 25 de março de 2024.

 

Agora, parte dos médicos passam por um curso obrigatório de acolhimento e focado no atendimento no Serviço Único de Saúde (SUS) antes de serem encaminhados para as cidades.

 

A cidade de Pouso Alegre faz parte da regional de Saúde que receberá mais novos profissionais. Segundo Silvia Regina, secretária de Saúde, a demanda a ser atendida por esses novos médicos são de atenção primária. Ela ainda informou sobre a facilidade em não precisar de novos contratos temporários.

 

“Esses profissionais são vinculados ao Ministério da Saúde. A remuneração deles é descontada do nosso recurso, mas diretamente no Fundo Nacional de Saúde. E com isso é um vínculo que a gente passa a ser, eles passam a ser prestadores de serviço para nós. [...] Nosso maior benefício é assistência da população", afirma.