Mais de 90% de votos em enquete são contrários aos 17 vereadores
Observando

Enquete realizada pelo grupo ‘Pegando Fogo!’, da jornalista Vera Pagliuso no Facebook está indicando que a maioria dos seus mais de 31 mil membros que responderam são contrários ao aumento do número de vereadores da Câmara de Passos, de 11 para 17 membros – proposta que tem o apoio do atual presidente da Casa, Plinio Andrade (leia aqui).
Os números
Diante da pergunta ‘Em Passos querem aumentar o número de vereadores para 17! Qual sua opinião?’, 94% disseram contrários e apenas 6% a favor.
Os comentários
E entre os inúmeros comentários dos seguidores, um deles argumenta que “a população precisa de outras prioridades para o bem estar, como mais remédios, cirurgias, melhorias na saúde, um Samu com base própria na cidade e ter pelo menos 3 bases - uma em cada ponto da cidade. A cidade cresceu e precisa sim de atenção. Desnecessário 17 vereadores, pois com o salário que vai pagar para eles o melhor é investir nas prioridades que povo precisa e não em cadeiras parlamentares”.
Salário mínimo
Outro comentário sugere salário mínimo para eles, verba de gabinete do mesmo valor, um assessor concursado para cada um e 17 vereadores, se ampliado o número. Hoje o salário do vereador em Passos está por volta de R$ 10 mil mensais.
A favor
Outro comentário lembrou que aumentar o número de vereadores não aumenta a verba da Câmara Municipal. “Passos por lei pode ter até 17 vereadores. Na atual conjuntura só os partidos que fazem grandes investimentos financeiros nas campanhas é que elegem vereadores”
17 não
Ferrenho crítico à ideia de ampliação do número de vereadores, o arquiteto César Tadeu Elias, colunista da Folha da Manhã, lembrou recentemente em sua ‘Quinta Coluna’ que o problema nunca foi a quantidade. “O problema sempre foi a qualidade. Daí que mais meia dúzia de edis para povoar os rico$$$ espaços refrigerados da Câmara Municipal de Passos com o pretexto de ser mais gente representando o povo da cidade e do município, convenhamos, é muito barulho por nada!”
Bolsos
Ainda segundo César, “Mais uma vez a tal ‘representatividade’, se aumentado os assentos da casa, há de fazer bem, mas muito bem mesmo, para mais meia dúzia de bolsos... E seus assessores! Que em sua maioria, não há de ser tão diferente do que está lá: já chegarão vazios, posto que furados; vazios de conhecimentos e sem nada, ou muitíssimo pouco a contribuir com a cidade e o município de Passos, seus habitantes e seus usuários
Exemplo da Avenida Canadá
E, por fim, ele propõe: “Que tal a edilidade já a postos da refrigerada Câmara mostrar de fato e irretocavelmente, a real necessidade dessas 6 cabeças a mais na Casa! Ah, sim: ficar dando (ou mudando) o nome à ruas logradouros e quetais não é uma real necessidade da cidade, saibam vocês aí na Câmara. Ou será que vocês já se esqueceram daquele sucupiriano episódio da troca de nome da avenida Canadá?” (leia aqui)