Ira! abriu Festival de Inverno de Capitólio e hoje tem cover dos Beatles

Evento, que no sábado tem o cover mais famoso dos Beatles, acontece na prainha artificial da cidade até o fim deste mês

Ira! abriu Festival de Inverno de Capitólio e hoje tem cover dos Beatles
Scandura e Nasi em formato inédito no palco apresentam em Capitólio show que está fazendo sucesso pelo Brasil (Divulgação)

É com a sintonia de quem caminha há 40 anos juntos que Nasi e Edgard Scandurra se apresentaram na sexta-feira, na praia de Capitólio, na abertura oficial do 1° Festival de Inverno, que será realizado na prainha artificial. No Festival, eles apresentaram o projeto Ira! Folk, que repassa, em formato intimista, calcado em voz, violão e guitarra, a trajetória de uma das bandas mais importantes do rock brasileiro.

 

No repertório, grandes sucessos da carreira, como “Flores em você”, “Dias de luta”, “Eu quero sempre mais”, “O girassol”, “Tolices”, “Tarde vazia”, “15 anos”, “Núcleo base” e também alguns lados B, como “Mudança de comportamento”, “Flerte fatal”, “Bebendo vinho” e “Um dia como hoje”, entre outras. (Veja a apresentação do Ira! no Palácio das Artes no vídeo abaixo)

 

Neste sábado, às 19h00, a atração é a banda Hocus Pocus, cover dos Beatles, destaque no cenário artístico nacional e internacional. É considerado uma das melhores bandas do mundo no gênero, conforme constatado nas ocasiões em que se apresentou na International Beatle Week (em Londres e Liverpool). A banda já se apresentou em algumas das principais capitais brasileiras; foi responsável por memoráveis shows em homenagem a John Lennon e George Harrison, superproduções que contaram com a participação de coral, orquestra sinfônica e bailarinos. Ficou em cartaz em BH por diversos anos em casas noturnas como o Cabaré Mineiro, Convés e o Mr. Beef. Já visitou algumas capitais brasileiras e destinos diversos. A banda é formada por Beto Arreguy (guitarra, violão e voz), Jô Andrade (bateria e percussão), Sylvio Campos (guitarra, violão, teclado e voz), e Walter Andrade (baixo e vocais). Atualmente o Hocus Pocus se apresenta periodicamente nas casas e bares de rock de Belo Horizonte, além de atender convites em casas de shows, clubes e eventos.

 

A programação do Festival de Inverno de Capitólio apresenta no domingo Mariana Miranda. Segundo informações da Secretaria de Turismo e Cultura, o festival se estende até o dia 30 deste mês e pretende oferecer apresentações de rock e pop rock nacional e internacional, além de disponibilizar aos turistas e moradores uma praça de alimentação e stands para degustação de vinhos e queijos premiados da região.

 

 

De acordo com o secretário da pasta, Samuel Saldanha Maia, o festival terá ainda participação financeira de parceiros e patrocinadores. “A ideia é que o Festival de Inverno crie uma identidade no município e tenha uma data fixa no calendário de eventos em Capitólio”, disse.

 

Segundo Samuel, a ideia do evento surgiu após identificar uma demanda turística no período de inverno, já que Capitólio é uma região que tem um potencial muito grande durante todo o ano. “Temos que tirar essa concepção de que o turismo é feito em dois dias, temos uma área rica com uma diversidade imensa, principalmente quando se trata do nosso turismo rural, queijarias premiadas, belas vinícolas, o melhor café do mundo, nossa mineiridade. Não podemos esquecer do turismo também no inverno”, comentou.

 

De acordo com o secretário, o evento será gratuito e aberto para toda a população da cidade e também para os turistas. “Durante o festival nós vamos montar uma praça de alimentação, resultado de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com foco nos produtos agro artesanais, no queijo e no vinho”, destacou.

  

 Grafites pela cidade fazem um museu de arte a céu aberto e um polo de arte e cultura (Divulgação)

 

OBRAS GRAFITADAS ESTÃO ESPALHADAS POR TODA A CIDADE

 

A Associação Amigos da Cultura de Capitólio promove nesta sexta, 14, das 14h às 17h, a exposição coletiva “Poéticas Urbanas”, que marca a abertura do 1° Festival de Arte Urbana de Capitólio (FAUC), na Casa de Cultura Tio Inácio.

 

De acordo com um dos idealizadores do festival, Augusto Baeta, as obras ficarão expostas até o dia 9 de setembro e a visitação será gratuita. “As exposições acontecem na Casa de Cultura Tio Inácio, em Capitólio, e também na Galeria Eco Village, localizada na Pousada Escarpas Eco Village. A expectativa é que o Festival se transforme em um evento anual. Capitólio vai se transformando aos poucos em um museu de arte a céu aberto e um polo de arte e cultura na região”, ressaltou.

 

Segundo Augusto, além das exposições, murais ficarão expostos pela cidade e servirão como um legado permanente para Capitólio. “O FAUC, que além de exposições, criou 12 painéis grafitados pela cidade, num total de aproximadamente 600 m2 de pintura. Para a realização desses murais, contamos com a produção e curadoria da empresa ‘Quarto Amado’, que agrega vários artistas de reconhecimento nacional e internacional”, disse.

 

Segundo ele, o evento tem a contribuição de empresários e cidadãos da cidade, que ofereceram alimentação, hospedagem, passeios e materiais auxiliares, de forma a viabilizar o evento.

 

Conforme a associação, em 2022 aconteceu a primeira edição do Circuito de Arte Contemporânea de Capitólio (CACC), contando com a participação de cinco artistas mineiros de reconhecimento nacional e internacional, além da criação de duas galerias e três jardins de esculturas, totalizando 80 obras expostas. O evento no ano passado fundamentou a realização do Festival de Arte Urbana.

 

Os artistas que participarão da exposição são: Alexandre Rato, Clara Valente, DaviDMS, Fenix, Fhero, Helder Cavalcante, Luís Matuto, Nila do Cerrado, Raquel (Quero Bolinho) e Thiago Alvim. Segundo os organizadores todos os trabalhos expostos estarão também à venda.

           

Veja a apresentação do Ira! com a música “Tolices”