“Santuário do Mergulhão” entre as atrações mineiras que conquistaram o mundo

Belezas do Santuário podem ser visitadas na Ecopousada Beira de Mato, onde o turista pode curtir as belezas e sabores do genuíno queijo canastra

“Santuário do Mergulhão” entre as atrações mineiras que conquistaram o mundo
O Canastra premiado, do Santuário do Mergulhão, tem maturação fungada que dura até 90 dias: camada de mofo tem função de isolar o queijo e mantê-lo cremoso por dentro (Divulgação)

Bolos, broas, pães, massas, biscoitos, com goiabada, geleia ou puro com café. Não é segredo para ninguém que os mineiros são extremamente chegados em um queijo. No mundial da categoria realizado na França, no entanto, um diamante feito na tradicional Serra da Canastra conquistou o paladar de jurados do mundo todo. O Santuário do Mergulhão também denomina um hotel-fazenda que também produz queijos. No local, todas as receitas são feitas com o leite das vacas que vivem no local, seguindo à risca a regra do que compõe um queijo Canastra.

"O queijo premiado no mundial é de maturação fungada, que dura até 90 dias", conta Vicente Mello, que administra o Santuário ao lado da mulher, pertencente à terceira geração de produtores. "Uma picanha na churrasqueira deve ser selada, correto? A camada do mofo tem uma função similar, de isolar o queijo e mantê-lo cremoso por dentro". O processo de produção também possui uma ligação direta com a terra do queijo: o micro-organismo responsável pela criação da camada é uma exclusividade da Serra da Canastra. "Fomos agraciados com o super ouro, prêmio dado somente aqueles que tiveram 100% de aproveitamento em todas as categorias avaliadas pelos jurados", diz Vicente, com orgulho. As rodelas são feitas aos poucos e precisam ser encomendadas diretamente no hotel-fazenda, com entrega para todo o país.

 

UM SANTUÁRIO BEM CUIDADO

Bem ali no seu comecinho, o rio São Francisco corre macio e limpo. Lambe árvore, pedra e mata. Segue viagem da Região do Queijo da Canastra para o mundo afora. Vira curva e parece querer dar um beijo de agradecimento num casal de quase anjos que vive logo ali, sempre a querer salvá-lo da destruição. Ah, se cada pedacinho de rio tivesse uma Silmar e um Vicente… Certamente, o mundo estaria mais bonito, limpo e preparado para garantir o futuro de nossos filhos.

Na queijaria bate um ventinho suave vindo dos milhares de pés de árvores nativas plantadas na propriedade do casal, beiradinha do Velho Chico. No pomar, as frutas dobram os galhos e fartam os pássaros. No pasto, o gado se alimenta de um verde sem aditivos.

Tudo como deve ser no pedacinho de terra onde Silmar conseguiu salvar uma história de 130 anos. O naco que restou de uma grande propriedade, que se foi ao longo dos anos, ao ponto dela, ainda garotinha, ter de sustentar a família.

Desse pouco, Silmar e Vicente fizeram reviver tudo: árvore, margem de rio, água limpa, suas próprias histórias e pousada. Vento e até queijo!

Quem por lá passou e viu um pouquinho da história de amor do São Francisco e da Região do Queijo da Canastra com o casal de protetores sabe bem o quanto de amor à natureza cada peça daquela queijeira carrega.

Telefone:(37) 99816-0528 / (37) 99915-9651 Distância:11km de distância do centro urbano de Vargem Bonita. Enviar E-Mail:contato@queijodacanastra.com.br

Veja a história do “Santuário do Mergulhão” contada pelos proprietários Silmar e Vicente: