FliPassos tem lançamentos e shows nesta quinta

6ª edição da Feira Literária de Passos prossegue até amanhã

FliPassos tem lançamentos e shows nesta quinta
A Corporação Musical “Maestro Godofredo de Barros” se apresenta nesta quinta, na FliPassos (Divulgação)

A 6ª Edição da Feira Literária de Passos tem continuidade nesta quinta-feira, 10, com o lançamento de livros, homenagens e dois shows com atrações da região. Às 18hs está programado o lançamento do Livro “O Galo Cocoricó”, escritora Maria Delboni, na tenda dos escritores convidados, às 18h.

Trata-se de uma aventura em uma fazenda no interior de Minas Gerais. Uma releitura de hábitos e costumes da vida interiorana, com todos os rituais de uma vida de criança inserida no dia a dia do campo: do levantar e dormir cedo, do hábito relaxante e gostoso de ouvir histórias para dormir, do participar do corre-corre diário desde a ordenha até o transporte em carros de boi. Às 18h, no FliPalco da Casa da Cultura, será realizada uma homenagem ao escritor passense Sebastião Wenceslau Borges, uma figura viva de grande relevância na memória do município.

Em seguida, também no FliPalco, está programado o lançamento do Livro “Encantos da Alma”, escritora Lea Bougleux – Associação dos Escritores de Passos & Região – Escritores & Cia. Um livro cheio de coração e ternura em versos que alimentam a alma de todos nós.

As atrações musicais da noite começam às 19h na Tenda Cultural, com a apresentação da Corporação Musical “Maestro Godofredo de Barros”. Fundada oficialmente em 1972, na cidade de Cássia, tem sua origem nos velhos tempos em que as disputas políticas se “degladiavam” em sonoros dobrados e ritmadas marchas. Nomes gloriosos deram valiosa contribuição ao movimento musical de bandas de música na cidade: Godofredo de Barros, Godofredo de Barros Júnior (Godinho), Zequinha de Carvalho, Herculano Cesário, Alfredo Rosa de Lima, Gabriel de Assis, Mozart Leão e tantos outros que inundaram nossas ruas e praças com melodias inesquecíveis. Relatos e registros demonstram que a Banda já existia desde meados de 1.900. Temos, em nossos arquivos, partituras cedidas para a Corporação pela Banda Musical Recreativa (não sabemos a localidade desta), assinadas pelo copista José Pereira Lima, datadas de abril de 1.908. Segundo relatos de Herculano Cesário, o Pe. Marciano Ferreira da Fonseca que exerceu seu sacerdócio em Cássia em meados de junho de 1878 foi um grande músico violinista que contribuiu com um selecionado repertório de músicas clássicas de autores de renome internacional. Em 1994, a Corporação se une ao Coral Pequenos Cantores de Cássia. A partir de então, a entidade recebeu o nome de Centro Musical Heitor Combat, em homenagem ao professor e maestro Heitor Geraldo Magella Combat, falecido no dia 26 de junho de 2011. Sempre foi uma instituição destinada a promover, pela música, a formação de crianças e adolescentes carentes de atividades culturais e artísticas. A Corporação é considerada, por muitos cassienses presentes e ausentes, um patrimônio da cidade de Cássia.

Em seguida, ainda na Tenda Cultural, a atração será “Paraíso em Seresta” pelo grupo formado por Arthur, Ângela, Guelfo, Nelson e Sílvia. Fundado em 23/09/2011, na cidade de São Sebastião do Paraíso. É um grupo de seresta que vem resgatar o romantismo, o afeto, encantamento e a tradição das serenatas mineiras através da boa música. Procura homenagear os grandes compositores brasileiros, suas melodias e seus ritmos e também o repertório internacional.