Exposição fotográfica "Mar de Minas" celebra os 30 anos da Alago

Fotografias revelam a beleza dos 53 municípios que compõem a bacia do Lago de Furnas

Exposição fotográfica "Mar de Minas" celebra os 30 anos da Alago
Imagens das lentes do fotógrafo e indigenista Renato Soares e da jornalista Lucíola Zvarick sobre os encantos da região (Reprodução)

Nesta quinta-feira, 9 de novembro, a cidade de Alfenas vai receber um evento marcante: a comemoração dos 30 anos da Alago, a Associação dos Municípios do Lago de Furnas. Uma das atrações imperdíveis desse grande encontro será a exposição fotográfica "Mar de Minas", que trará os olhares sensíveis do fotógrafo e indigenista Renato Soares e sua companheira, a jornalista e fotógrafa Lucíola Zvarick, sobre os encantos da região.

 

As imagens registradas na exposição revelam a beleza dos 52 municípios que compõem a bacia hidrográfica do Lago de Furnas, destacando a riqueza da cultura local, a diversidade das pessoas e a vida que pulsa no entorno deste imenso patrimônio criado a partir da construção do lago da Usina Hidrelétrica de Furnas.

 

Através das lentes de Renato e Lucíola, os espectadores poderão embarcar em uma jornada visual única, explorando paisagens deslumbrantes e histórias que se entrelaçam com as águas tranquilas do Lago de Furnas.

 

“Foram 30 dias intensos, de muito trabalho e brilho nos olhos ao vislumbrar a beleza de cada um dos 52 municípios por onde passamos. Belezas naturais, patrimônios culturais e imateriais. Acordar cedinho para pegar as melhores luzes para a fotografia, e também no final da tarde, na chamada hora mágica”, comenta Luciola.

 

A jornalista conta que ela e Renato se dividiram a maior parte do tempo para conseguir fotografar todas cidades nesse prazo. “Foram rios, cachoeiras, caminhadas pela mata, sobe-e-desce montanhas, navegar pela represa, um provar sem fim de cafezinhos, pão de queijo, broas de milho, pau-a-pique, torresmo, tilápia frita, salaminho caseiro e o queijo. Ah, o queijo! Para mim foi um presente”, diz Luciola.

 

“Foi uma experiência muito bacana. Sou da região, nasci em Carmo do Rio Claro. Há quase 20 anos fiz um livro chamado Mar de Minas, nos últimos anos viajei por todo o Brasil, e agora voltei a fotografar o entorno do Lago, conta Renato Soares, um nativo da região, que diz ter sido incrível a jornada de fotografar o Lago de Furnas.

 

"Eu e Lucíola procuramos destacar a natureza em nossas fotos," diz ele, enfatizando a importância de preservar esse ecossistema único. O Lago de Furnas está situado numa região de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado, e a água é o elemento mais importante, uma fonte de vida para as pessoas, o turismo e o setor agropecuário. Como bem diz a frase do renomado escritor Guimarães Rosa: "Perto de muita água, tudo é feliz!"

 

"Não é só a água, o Mar de Minas que enxergamos é antes de mais nada um mar de gente, mar de mineiros, de ideias e de oportunidades," acrescenta Renato, ressaltando a importância da comunidade e sua contribuição para a região.

Ao percorrer a região, Renato Soares percebeu a necessidade de criar uma maior consciência em torno da importância do turismo como fonte de renda e desenvolvimento. Ele destaca a necessidade de ações mais consistentes nesta área, reconhecendo o potencial da região para o turismo.

 

Perguntado sobre qual mensagem espera transmitir com as fotos, Renato foi enfático: "a emoção da beleza”. O fotógrafo explica que focou o trabalho na beleza do Lago de Furnas, capturando a alma do lugar, como forma de convidar as pessoas a conhecerem e valorizarem esse patrimônio mineiro.

 

De acordo com Fausto Costa, secretário executivo da Alago, após a estreia em Alfenas, a exposição “Mar de Minas” estará pronta para percorrer os 52 municípios no entorno do Lago de Furnas. “A exposição visa educar, inspirar e sensibilizar as comunidades locais e visitantes sobre o valor e relevância de nossa região”, diz. 

 

“A exposição "Mar de Minas" é uma oportunidade para celebrar não apenas os 30 anos de dedicação da Alago à preservação e desenvolvimento da região, mas também para valorizar a essência e a identidade dessa parte especial de Minas Gerais. O evento promete enriquecer a compreensão sobre o Lago de Furnas e seus municípios, enaltecendo suas belezas naturais e culturais”, comemora a presidente da Alago Iza Menezes, prefeita de Nepomuceno.

 

SERVIÇO:

 

Exposição Fotográfica “Mar de Minas”

09 de novembro | 16h

Alfenas Tênis Clube

Alfenas - MG