COP na Moda

Bloco de Moda

COP na Moda
A moda sustentável de Stella McCartney (Reprodução)

Nos últimos dias a COP 28, reunião global para tratar do meio ambiente, realizada em Dubai, tomou conta do noticiário – tanto nas mídias sociais, quanto tvs, jornais & afins. No final do encontro, a maioria dos paises do mundo anunciou o seu empenho em fazer a transformação do uso de combustível fóssil (leia-se petróleo) para fontes limpas (leia-se eólica, hidroelétrica, etc.etc.).

O que pouca gente sabe, é que durante esse congresso houve muitas discussões paralelas – inclusive envolvendo a moda. Os principais organismos mundiais que lutam para que a industria de moda seja menos poluente (tanto em esferas governamentais, quanto em iniciativas privadas ou movimentos diversos espalhados pelo planeta) mostraram o que já conquistaram.

Ou seja, se nenhuma decisão foi conquistada nos debates no tocante à industria fashion, pelo menos algumas iniciativas importantes vieram à tona. Uma delas, é que o grupo LVMH (dono da Louis Vuitton e Dior, entre outras) está apoiando a troca de matriz energética em países do Oriente ao investir ali na produção de energia eólica. Outro projeto (para recuperação de áreas degradadas na África) envolve a própria LVMH mais Giorgio Armani e outras do mesmo quilate. Enquanto isso, várias iniciativas para reuso de água e aceleração da economia circular  na moda (reaproveitando descartes de vestuário) estão em curso.

Resumo da ópera: aos poucos, vamos indo.

 

VAIVÉM

·        A nova diretoria do Sindivest-MG (Sindicato das Industrias da Industria do Vestuário de Minas Gerais), empossa sua nova diretoria para um mandato de três anos. O presidente é o empresário Rogério Vasconcellos (da grife R.Vasconcellus), continuando sua atuação (ótima, diga-se) à frente da entidade. Além de Beagá, mais 10 delegacias sindicais regionais do setor estão sob sua jurisdição. Reunião de posse no dia 19, na sede central da Fiemg

 

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·        A equipe do Fluminense, time carioca que disputa o Campeonato Mundial de Clubes, na Arábia Saudita, mostrou que também sabe se conduzir com elegância. Com looks bacanas de calça de malha estruturada e blazer cinza + camisa de algodão os jogadores arrasaram no visual. Vale dizer que as roupas são da marca Foxton – que mostrou boa solução para a tarefa de vestir os atletas da bola, o que nem sempre é muito fácil

 

PONTO FINAL

 

Todo mundo já viu na telinha da Globo a propaganda do OMO Branco Total, nas vinhetas de Natal da emissora. A idéia é mostrar que ninguém precisa de se preocupar com as manchas e sujeiras na roupa branca (tradicional no traje de fim-de-ano no Brasil), porque a nova linha de sabão em pó vai limpar tudo depois. O registro aqui vale pela boa sacada ao unir uma tradição cultural, um produto de confiança e envolver roupas – que é a base da moda. Um novo tempo (também) na publicidade.