Arezzo, Itália

Bloco de Moda

Arezzo, Itália
O inverno 23 da Arezzo (Divulgação)

Há muitos anos a moda brasileira vem acalentando o sonho de tornar-se um player mundial. Embora tenha conseguido algo de forma enviesada (com exportação de tecidos, artigos de cama & mesa e outros) no que chamamos de moda isso sempre foi feito de forma incipiente. No máximo, algumas tentativas isoladas e com números inexpressivos.

Pesa muito nisso, a falta de políticas publicas voltadas para a exportação do nosso produto fashion, o chamado custo Brasil (que retira a competitividade da nossa moda com o que se faz lá fora) e – nos últimos tempos – o avanço incrível da tecnologia  - que rompeu barreiras geoeconômicas  nesse negócio  e criou o chamado efeito Shein.

Diante desse quadro, torna-se ainda mais significativa a iniciativa da Arezzo de comprar a marca italiana Paris \ Texas (de sapatos exclusivos), para servir de portal de entrada do grupo, de forma incisiva, no mercado internacional. De forma eletiva, a empresa já participa (indiretamente) com a marca Alexandre Birman – assinatura do também CEO da holding.

A compra da marca italiana (por 25 milhões de dólares) é coerente com a meta da empresa alcançar o mercado mundial de forma mais ampla. Coincidência, isso se dará pelo pais que inspirou a marca do grupo - quando o Anderson Birman (pai do Alexandre)  apontou a cidade de Arezzo, no mapa, para escolher o nome da empresa iniciante.  Esse ‘circuito conceitual’ para a nova aquisição se fecha, brilhantemente, ao remeter ao mercado norte-americano (foco final de tudo isso) através da uma cidade cravada no interior do Texas, Paris.

 

VAIVÉM

  • A temporada de feiras em Beagá começa, nesta semana, com a realização do salão de negócios BH.À.PORTER, que vai ao ar em 70 showrooms da cidade . Nas araras, o inverno 23, em pronta-entrega, para o atacado. Mais de cem lojistas confirmaram a sua presença. A abertura ocorre no Novotel \ BH, com a presidente da promotora do evento, Coopermoda, Ivete Dantas, recebendo a turma

 

 

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  • A próxima etapa importante no calendário de feiras de Beagá,será a Minas Trend, programada para os dias 9 a 12 de abril, no Minascentro. – com lançamentos para o verão 23, através de pedidos antecipados. A Comissão de Moda,  da Fiemg (promotora do evento), reuniu-se nessa semana para acertar os pontos finais do assunto. A presidente da Camara, Mariângela Miranda Marcon, conta que houve um aumento significativo de numero de estandes já vendidos. Um sucesso.

 

 

PONTO FINAL

No tumultuado cenário do varejo fashion, a grande novidade do momento é o ‘renascimento’ das vendas físicas, isto é, feitas através de  lojas. Embora o e-commerce esteja crescendo também, diminuiu o ritmo. Como nova estratégia, as maiores redes que vendem roupas estão fechando as grandes lojas nos shoppings centers e\ou no centro das cidades, para abrir espaços menores (e mais personalizados) nos bairros. Está dando certo.