Queijo de 30 quilos da Canastra pode ir para o Guinnes Book

Produto ainda terá que ficar em cura por 5 meses para se apurar a sua maturação

Queijo de 30 quilos da Canastra pode ir para o Guinnes Book
Romeu Zema e Jordane Macedo com o Queijo do Ivair pesa 30 quilos. (Divulgação CC/Culturar)

O diretor da Made in Minas e Culturar, Jordane Macedo, acompanhado por Henrique Freire, foi recebido na semana que passou pelo governador Romeu Zema e pelo subsecretário de liberdade e empreendedorismo do Estado, Lucas Pitta para não só apresentar os projetos de suas empresas para Minas, mas também o primeiro queijo Imperial Canastra feito há mais de um mês, na queijaria do renomado Queijo do Ivair e sua família de São Roque de Minas, com a ilustre presença do Chef Ivo Faria (leia mais clicando aqui)

 

Essa primeira produção foi feita com 300 litros de leite, e pesa cerca de 30 quilos, que ficará em cura por mais cinco meses. “Ainda estamos em testes para sabermos como comportará a maturação, pois, sabemos que o tamanho influência muito, o resultado está acima da expectativa”, observa Macedo.

 

O resultado da produção do primeiro queijo Canastra Imperial feito no dia 30 de abril deu tão certo que os amigos Ivair, Lucia e Jordane repetiram a receita, ao produzir o Imperial II  feito no último dia 04 de junho. Desta segunda vez o Chef convidado a ajudar a fazer o queijão foi o Edson Puiati, que após a experiência, fez um almoço para turma, um Fideuá a mineira, e usou produtos da região e finalizou com o aclamado queijo do Ivair.

 

A ideia surgiu como forma de estudar o comportamento da cura, uma vez que foi feito com a mesma massa de um queijo canastra comum. “Sabemos que cada queijo tem sua identidade, sabores e aromas bem diferentes.

 

No segundo semestre acontecerá um evento que pretendemos auditado pelo Guinnes Book, registrar o maior queijo canastra já feito” comenta o diretor da Culturar.

 

Segundo ele, a cura do primeiro queijo será dentro de seis meses. Serão vendidos cunhas dele e toda renda será revertida para o Asilo José Moraes de Oliveira e Lar Maria Nolvinha da Costa.

 

O Queijo do Ivair é premiado internacionalmente com medalha Super Ouro no Concurso Mundial da França em 2019 e 2021 (Mondial duFromage) e nacionalmente com quatro medalhas de Bronze e uma de Prata no Concurso Prêmio Queijo Brasil.