Pink Floyd lança ‘Hey Hey Rise Up’, música em apoio à Ucrânia

Na canção, banda é acompanhada por Andriy Khlyvnyuk, da banda ucraniana Boombox

Pink Floyd lança ‘Hey Hey Rise Up’, música em apoio à Ucrânia
Lucros da canção serão revertidos para a ajuda humanitária na Ucrânia (Reprodução/Youtube Pink Floyd)

A banda britânica Pink Floyd lançou, nesta quinta-feira (7/4), a música "Hey Hey Rise Up". A canção, divulgada com um clipe no canal oficial da banda no YouTube (assista abaixo), foi lançada em apoio à Ucrânia, país que sofre há mais de um mês com as consequências da invasão russa.

Na canção, David Gilmour e Nick Mason são acompanhados pelo baixista Guy Pratt e o tecladista Nitin Sawhney. Quem canta é Andriy Khlyvnyuk, da banda ucraniana Boombox. Os vocais da canção foram retirados de uma publicação no Instagram do artista, em que ele canta, em uma praça de Kiev, a canção de protesto ‘'Oh, The Red Viburnum In The Meadow', escrita durante a Primeira Guerra Mundial.

O clipe de ‘Hey Hey Rise Up’ foi filmado pelo diretor britânico Mat Whitecross - que dirigiu documentários como “Oasis Supersonic” e “Coldplay: A Head Full Of Dreams”.  Segundo a publicação feita pela banda no YouTube, a filmagem foi feita no mesmo dia em que a música foi gravada, com Andriy cantando na tela enquanto os integrantes do Pink Floyd tocavam. Todos os lucros da canção serão revertidos para a ajuda humanitária na Ucrânia.

 

FAMÍLIA UCRANIANA

David Gilmour, que tem uma nora e netos ucranianos, diz sentir, assim como tantos outros, a fúria e a frustração causadas pelo ato vil de ver um país independente e pacífico ser invadido e ter seu povo assassinado por uma das maiores potências mundiais.

Ainda, na publicação feita no YouTube, o artista diz que espera que a canção receba apoio e publicidade. "Queremos mostrar que a maior parte do mundo pensa que é totalmente errado uma superpotência invadir o país democrático independente que a Ucrânia se tornou”

“A capa do single é uma referência direta à mulher que foi vista ao redor do mundo dando sementes de girassol para soldados russos e dizendo-lhes para carregá-las em seus bolsos para que, quando morrerem, os girassóis cresçam”, explica o texto que acompanha o clipe no YouTube. Veja abaixo: