Obra de abastecimento de água da futura fábrica da Heineken em andamento

Empresa vai captar cerca de 470 m3 de água no Rio Grande

Obra de abastecimento de água da futura fábrica da Heineken em andamento
Adutora de cerca de 5 kms que vai levar a água para a fábrica já está sendo construída (Reprodução)

A Cervejaria Heineken iniciou a implantação da adutora que vai captar a água do Rio Grande para abastecer a sua fábrica de Passos.

Segundo o projeto apresentado pela empresa  para a aprovação de sua fábrica em Passos, a captação de água no Rio Grande se dará por meio de 6 conjuntos de motobombas instalados sobre uma balsa posicionada a cerca de 25m da margem do rio, e bombeada por meio de uma adutora de ferro fundido de 400 mm até a estação elevatória, localizada a cerca de 700 m do ponto de captação. 

A estação elevatória estará localizada dentro da estação elevatória do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município de Passos, e será composta de 3 bombas verticais de captação, do tipo turbina, com capacidade total de 475 m³/h, 1 tanque atmosférico de aço carbono com capacidade de 400 m³ e 3 bombas verticais elevatória, do tipo turbina, com capacidade total de 475 m³/h. 

A partir da estação elevatória, a água será bombeada até a fábrica por meio de uma adutora em polietileno de alta densidade (PEAD) com diâmetro aproximado de 400 mm e extensão aproximada de 5 km. 

A água captada será enviada para tratamento para posterior uso na fábrica, dividida em água bruta, água abrandada, água para caldeira, água para produto e água de uso doméstico (banheiros, refeitórios e escritórios).

O balanço de uso da água apresentado foi, de captação – 475 m3/h – e o tratamento de água – 460 m3/h.

 A água utilizada no interior da fábrica será dividida em 3 tipos, caracterizados pela qualidade determinada para sua utilização, sendo água abrandada, água para caldeira e água para o produto, que no caso será somente água potável. Para isto o empreendimento contará com uma ETA, com as etapas calha parshall, decantadores  filtros multimídia, sistema de retrolavagem de filtros, filtros de carvão ativado, sistema de ultravioleta, reservatórios de água abrandada, sistema de desaguamento do lodo (gerado na ETA) sistemas de dosagem de produtos químicos

Para se ter uma ideia, os 475 m³/h equivalem a aproximadamente 131.94 l/s. Para abastecer a cidade de Passos, o SAAE trabalha com duas estações de tratamento de água, uma no ribeirão Bocaina, com capacidade de 360l/s e outra do rio Grande, com capacidade para 80l/s