No dia 8 de abril, funeral do Papa João Paulo II teve significado histórico

Acontecimentos e fatos históricos do dia 8 de abril

No dia 8 de abril, funeral do Papa João Paulo II teve significado histórico

O funeral do Papa João Paulo II, realizado na Praça de São Pedro, em Roma, em 8 de abril de 2005, foi um evento de grande significado histórico e emocional para milhões de católicos e pessoas ao redor do mundo. Mais de 300 mil fiéis de todo o mundo se reuniram na Praça de São Pedro para prestar suas últimas homenagens ao Papa João Paulo II. Muitos vieram de longe para participar do evento e expressar seu pesar pela perda do Papa que foi amado por muitos durante seu pontificado.

O funeral também contou com a presença de numerosos líderes mundiais, incluindo chefes de estado, chefes de governo, dignitários e representantes de diversas religiões. Esta demonstração de respeito e reconhecimento destacou a influência global do Papa João Paulo II e a importância de seu pontificado.

Após o funeral, o corpo do Papa João Paulo II foi sepultado na Cripta Vaticana, sob a Basílica de São Pedro, como é tradição para os papas falecidos.

O funeral do Papa João Paulo II foi um dos maiores eventos religiosos e históricos do século XXI e foi acompanhado por milhões de pessoas em todo o mundo através da televisão e da mídia. Representou não apenas o fim de um pontificado significativo, mas também um momento de reflexão e continuidade para a Igreja Católica.

 

OUTROS EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA:

 

-1378: Bartolomeu Prignano se torna o Papa Urbano VI

-1455: Alfonso de Borgia se torna o Papa Calisto III (foi um dos três sumos pontífices espanhóis)

-1640: Sai de Lisboa a esquadra que leva ao Estado do Brasil (Bahia) o primeiro vice-rei nomeado para este estado colonial português, o Marquês de Montalvão

-1820: A Vênus de Milo é descoberta na ilha egeana de Milos

-1906: Morre a alemã Auguste Deter, a primeira pessoa a ser diagnosticada com a doença de Alzheimer

-1942: Segunda Guerra Mundial: os japoneses ocupam Bataan, nas Filipinas

-1946: Fundação da Universidade Federal da Bahia, em Salvador

-1954: Voo South African Airways 201, um de Havilland DH 106 Comet 1, cai no mar durante à noite, no trecho de Londres para Joanesburgo, na África do Sul, matando 21 pessoas

-1963: Fundação do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, em São Paulo

-1993: A Macedônia do Norte junta-se às Nações Unidas

 

DATAS COMEMORATIVAS DO DIA:

Aniversário de Cuiabá-MT (305 anos)

Dia do Correio

Dia Nacional do Sistema Braille

Dia Internacional dos Ciganos

Dia Mundial da Astronomia

Dia Mundial da Natação

Dia Mundial de Combate ao Câncer

Dia de Santa Herênia.

Dia de Santa Aurélia.

Dia de Santa Stephen.

Dia de Santa Máxima.

Dia de Santa Júlia Biliartt.

Dia de São Valter de Pontoise.

Dia de São Gastão.

Dia de São João de Deus.

Dia de São Juliano.

Dia de São Dionísio.

Dia de Santo Edésio.

Dia de São Filemon.

 Usina Açucareira, em Passos, em produção em abril de 1999 (Arquivo)

FOI NOTÍCIA NO DIA 8 DE ABRIL DE 1999

As usinas Rio Grande e Açucareira, pertencentes ao grupo Itaiquara, conseguiram um acordo com a Justiça que lhes permite continuar com a queima da cana-de-açúcar. Em troca, se comprometeram a tomar uma série de medidas para a preservação do meio ambiente.

O argumento utilizado pelas em presas foi o de que não havia estudos científicos na região que comprovassem os danos à saúde provocados pela queima. Além disso, alegaram que o fim do processo teria sérios reflexos na economia local, como o desemprego de cerca de 3 mil pessoas e o não-recolhimento de impostos.

Mas as usinas também prometeram, à Curadoria do Meio Ambi ente, fazer um estudo sobre a substituição da queima de cana-de-açúcar por colheita mecanizada, incluindo o impacto social da alteração.