Morador da Penha inicia campanha do agasalho

Movimento de solidariedade arrecada roupas e cobertores que serão doadas aos necessitados

Morador da Penha inicia campanha do agasalho
Depois de período de suspensão, campanha do cantor Thiago volta a ser realizada neste ano (Divulgação)

Em meio às baixas temperaturas que marcam o inverno brasileiro, ações solidárias ganham ainda mais importância. No bairro da Penha, em Passos, o cantor e instrumentista Thiago Henrique dos Santos, de 40 anos, promove há seis anos uma Campanha do Agasalho independente, com o objetivo de aquecer o inverno de quem mais precisa.

Morador do Condomínio Vila Formosa, Thiago se inspira em uma tradição que conheceu ainda na infância, quando acompanhava campanhas realizadas por bombeiros locais. Mais tarde, como membro do Leo Clube de Passos, organização jovem ligada ao Lions Clube, ele participou ativamente da arrecadação e distribuição de agasalhos por 11 anos. Mesmo após se desligar da entidade, decidiu levar adiante o legado de solidariedade de forma pessoal.

A divulgação da campanha é feita principalmente pelas redes sociais, como WhatsApp, Facebook e Instagram. Tiago coleta doações de agasalhos, camisetas, calças, calçados e cobertores. Para facilitar, ele mesmo se disponibiliza a buscar os itens na casa dos doadores. Basta entrar em contato pelo telefone (35) 9-9884-1927 e agendar um horário.

“Com apoio de assistentes sociais da região, que indicam famílias previamente cadastradas, eu garanto que os donativos cheguem a quem realmente necessita. A campanha acontece entre abril e maio, para que em junho e julho, os meses mais frios do ano, as doações já estejam nas mãos das famílias beneficiadas”, revelou Thiago.

Apesar de simples e sem um nome oficial, a iniciativa tem impacto significativo na comunidade. "Quando a gente se inspira no próximo para fazer coisas boas, coisas boas acontecem", destaca Tiago, que também é músico da banda de Forró Pé-de-Serra Canastra. Ele lembra que, especialmente no inverno, sente na pele o rigor do frio durante as apresentações, o que o motiva ainda mais a ajudar.

“Ajuda quem pode, e quem pode, com certeza, ajuda quem precisa”, reforça Tiago, convidando todos que puderem a participar dessa corrente de solidariedade.