Minas Trend Abril

Bloco de moda

Minas Trend Abril
O estilo da Amoreco - moda infantil (Reprodução)

O mês com mais intenso vaivém fashion mineiro do semestre, abril tem seu ponto alto no setor durante a Minas Trend (16 a 18), no Minascentro, em Beagá. Nessa edição, o foco da feira está no segmento infantojuvenil, com cerca de 20 marcas expondo ali – todas realizando desfiles, distribuídos ao longo dos dias da promoção. O principal  deles, abre o evento.

 

Mas, o interessante mesmo do assunto é a sua programação. São várias palestras e todas elas dirigidas a quem trabalha com moda. A saber: para os lojistas (um grande grupo foi convidado – com passagem e hotel – pelos organizadores) há palestras sobre como vender melhor pelas mídias sociais, como fazer uma boa foto, como adaptar a técnica de sucesso de vendas do luxo para o varejo comum – e por aí vai.

 

Para o dono de confecção, há palestras sobre como fazer a boa manutenção das máquinas de costura, como fazer um bom acabamento de roupas, como montar modelos a partir da técnica da moulage , etc. Nesse ponto, vale ressaltar que essas aulas serão feitas por técnicos do Senai, portanto, imperdíveis.

 

Dito isso, vale dizer também que a feira vai se adaptando e se ajustando aos novos tempos. A realização  é da FIEMG.

 

 

VAIVÉM

 

·        Além das vendas nos estandes do Minascentro, um grupo de confecções de Beagá vai também vender seus produtos durante a feira em paralelo. É o Minas Trend Showroom, cujo nome remete ao modelo de comércio fashion onde  ‘cada um vende em seu próprio showroom’. Isso significa investimentos menores de cada um para aproveitar a efervescência fashion da temporada.

 

***

 

·        E é também com esse modelo (de vender em seu próprio showroom), que acontece a MEX (Minas Experience), feira de longo alcance que a Coopermoda promove entre os dias 8 de 18 de abril, também em Beagá. Será dirigido a quem trabalha com pedido antecipado. Ou seja, já vendendo o verão 2025. Os seus organizadores tem a experiência de realizar o BH-à-Porter, cujas edições fazem vendas acima de 5 milhões de reais - em apenas três dias. Um sucesso!

 

PONTO FINAL

 

E, para ir mais longe,  vale dizer que a São Paulo Fashion Week também vai ao ar nesse mês – começa dia 9 e vai até 14. Já na segunda quinzena, a paulicéia ferve com os salões Novo Showroom (muitas marcas mineiras), o Contemporâneo Showroom (no Ibirapuera, também com 20 marcas daqui + outras 100 de fora) e o Salão Casamoda (no hotel Unique) com estandes, desfiles e mais. Resumo: o mundo gira, a moda se vira.