Minas tem maior taxa de testagem positiva para Covid do Brasil

Covid em Minas

Minas tem maior taxa de testagem positiva para Covid do Brasil
Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais alerta pela importância da vacinação no estado (Agência Santarém)

Com menos de 30% de cobertura vacinal da segunda dose de reforço da Covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais alertou na manhã desta sexta-feira (1) a importância da imunização no estado.

 

Do público alvo apto a receber a segunda dose de reforço, apenas 26,78% procurou os postos de vacinação para receber o imunizante. Os dados são do painel Vacinômetro. Já para a primeira dose de reforço, a campanha alcançou 68,44% do público.

 

Segundo dois relatórios independentes divulgados na quarta-feira (30), a taxa de testes positivos para Covid-19 aumentou no Brasil nas primeiras semanas de agosto, sendo que Minas Gerais ficou em primeiro lugar no número de testagens positivas.

 

A alta em ambos os levantamentos é da ordem de sete pontos percentuais, o que representa o dobro de pessoas que testaram positivo para o vírus Sars-Cov-2.

 

Segundo secretário Estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, o aumento ainda é pequeno se comparado ao nível de testagem que foi avaliado.

 

"Esse aumento de mais de 20% é acima de níveis muito baixos, então qualquer variação parece muito alta", explicou.

 

Ainda de acordo Baccheretti, há uma tendência dos números de casos positivos subirem nas próximas semanas, e que a nova subvariante não está diretamente relacionada com o clima do país, já que não estamos no período de contaminação de doenças respiratórias.

 

"Esses casos ainda são pouco graves, especialmente para quem está vacinado. A vacina é eficaz para a nova subvariante também. De toda forma, Minas está preparada para esse aumento de testes", disse.

 

 

Maior taxa de positividade

 

Minas Gerais foi o estado que registrou a maior taxa de positividade de testes para a Covid-19 no mês de agosto, segundo dois relatórios independentes divulgados na quarta-feira (30).

 

Um dos levantamentos é da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), que representa laboratórios e clínicas privadas. O outro é do Instituto Todos pela Saúde (ITpS).

 

A taxa de testes positivos para Covid-19 aumentou no Brasil nas primeiras semanas de agosto. A alta em ambos os levantamentos é da ordem de 7 pontos percentuais, o que representa o dobro de pessoas que testaram positivo para o vírus Sars-Cov-2.