Lago terá ‘Festival Náutico Águas de Furnas’ em setembro

Evento conta com o apoio institucional da Marinha do Brasil, da Confederação Brasileira de Vela, da Alago e das Prefeituras da região

Lago terá ‘Festival Náutico Águas de Furnas’  em setembro
Projeto-piloto, cujo planejamento foi iniciado há dois meses no lago, é uma preparação para o 1º Festival Náutico Lago de Furnas 2024 (Ana Paula)

O ‘Mar de Minas’ será palco para um festival inédito de competições náuticas , de 1 a 3 de setembro, nas águas da região do Lago de Furnas. Idealizado por pioneiros em implementar projetos esportivos para desenvolver potencial turístico no Brasil e gerido de forma profissional, o evento conta com o apoio institucional da Marinha do Brasil, da Confederação Brasileira de Vela, da Alago e das Prefeituras de Capitólio, São João Batista do Glória e São José da Barra, além do apoio de vários empresários comprometidos com o desenvolvimento sustentável da região.

 

O projeto de festival náutico abrange diversas modalidades: vela, remo, canoa e natação. Foram convidados 50 atletas  (incluindo de alto rendimento da Marinha) com previsão de público de 150 pessoas. Para os organizadores, “o esporte é porta de entrada de experiência completa integrada com a natureza em atividades competitivas, recreativas, turísticas e gastronômicas. Percursos inéditos apresentando infra estrutura de ponta na rota das maiores atrações turísticas da região. Promove a vocação esportiva como mais uma engrenagem para fomentar o turismo local e somar com identidade da região. Deixa legado para a população local com atividades de educação para jovens e oportunidades de capacitação. Promover a vocação para esportes ao ar livre da região do Lago de Furnas pela preservação da natureza e fomento da economia local a partir de atividades sustentáveis”.

 

O Festival é capitaneado pela Federação Mineira de Vela e tem como parceiros a Átima (responsável pela estrutura), a Marinha do Brasil e a Intermarinas. Será um projeto-piloto para o 1º Festival Náutico do Lago de Furnas em 2024. O festival também tem o apoio da Alago, cujo secretário executivo, Fausto Costa, se colocou à disposição para ajudar o evento. “É um festival que irá mostrar que o Lago de Furnas não é só para passear. As infinidades são muitas, além de ser organizado por gente competente”, disse o executivo.

 

Ainda segundo os idealizadores, o evento atrai e acolhe diferentes tipos de público com o propósito de divulgar a região, promover a saúde e incentivar desenvolvimento local a partir da capacitacão de moradores. São eles:  população local (especialmente de empreendedores e estudantes); atletas de alto rendimento da Marinha do Brasil; atletas amadores (formadores de opinião) de diferentes esportes e regiões) e suas famílias;  pessoas empenhadas na conservação da natureza e promoção da saúde; público formador de opinião com alto poder aquisitivo; contempla todas as faixas etárias, concentrando-se na faixa de 35 a 50 anos.

 

O festival tem eventos extras que são parceria com escolas públicas com intuito de educar de forma inovadora sobre saúde e preservação da natureza;  bate papo com atletas de alto rendimento e público local; tour gastronômico;  tour de turismo de aventura; confraternização com show ao vivo; Lounge com DJ e chef de cozinha; Área VIP em bar flutuante e passeio de balão.

 

Segundo Klaus “Cacau” Peters, sócio-fundador da Intermarinas, empresa dedicada a projeto, implantação e operação de marinas, com ênfase em águas interiores, as expectativas são das melhores. “O Festival Águas de Furnas foi idealizado para celebrar os atributos naturais da região através dos esporte náuticos e aquáticos. Várias modalidades, da vela à natação, passando pelo remo, esqui e wakeboard, que têm a água como seu principal elemento, terão o Lago de Furnas como palco e o deslumbrante entorno como cenário. Em setembro, de 01 a 03, será realizado o evento piloto para avaliar as condições locais para as competições de cada modalidade. Com exceção das classes de veleiros que terão as provas válidas pelo Campeonato Mineiro, organizadas pela Federação Mineira de Vela todas outras categorias terão atletas e dirigentes convidados para analisar as peculiaridades – potenciais e restrições – para a prática das respectivas modalidades.”, disse.

 

Ainda segundo Cacau, “O Festival tem o objetivo de promover a preservação da qualidade das águas límpidas do Lago de Furnas, que percorrem longos caminhos desde as nascentes nos planaltos e montanhas. É um ambiente ideal para prática de vários esportes e atividades ao ar livre, que representa um patrimônio imensurável a ser explorado de forma sustentável. Mais importante que divulgar essa riqueza aos visitantes, é envolver a população da região para que descubra novas atividades que reconheçam o valor dessa natureza exuberante”.

 

PROGRAMAÇÃO

Na sexta, 1/setembro, haverá, às 18h30, as boas vindas; às 19h, palestra motivacional; 20h, reunião de timoneiro e às 21h, jantar.

No sábado, 2/setembro, 7h30,abertura para montagem dos barcos ; 9h - Largada regata circuito; 9h: Largada regata de percurso;  16h às 18h: Panelão, 17h: Lounge , 18h, Premiação; 19h, show de rock; 23h: encerramento.

No domingo, 3/setembro, 9h, largada de travessia de natação; 10h: largada de regata de remo costal, 11h. largada da regata Águas de Furnas; 15h: Almoço de despedida.