Em 1973, álbum do Pink Floyd alcançava o top da Bilboard, onde ficou por 741 semanas

Acontecimentos e fatos históricos do dia 28 de abril

Em 1973, álbum do Pink Floyd alcançava o top da Bilboard, onde ficou por 741 semanas
A banda e a capa do disco com um feixe de luz branca atravessando um prisma e emergindo como um arco-íris do outro lado (Reprodução)

Em 28 de abril de 1973, o álbum The Dark Side of the Moon, da banda britânica Pink Floyd, gravado no Abbey Road Studios, alcança o primeiro lugar na parada da Billboard dos Estados Unidos, iniciando uma parada recorde de 741 semanas. O álbum, que está na casa de um terço dos ingleses,  até hoje é um dos mais vendidos (se não o mais vendido) em todo o mundo. A obra trouxe evoluções sonoras nunca antes vistas no mundo da música e, pela primeira vez, explorou todo o potencial dos aparelhos estéreo de alta fidelidade que começavam a se popularizar na Europa no início dos anos 70.

Em seu oitavo LP, a banda inglesa levou a nível máximo os experimentos sonoras que vinha fazendo desde 1967, quando lançou seu primeiro trabalho, The Piper at the Gates of Dawn. Por coincidência ou não, o disco devolveu o Pink Floyd a um sucesso comercial que só havia atingido no início da carreira, quando ainda eram comandados pelo vocalista/guitarrista Syd Barrett, depois demitido por abusar das drogas e ficar meio pirado.

Com uma lista de nove clássicos eternos do progressivo – Speak to Me/Breathe, On the Run, Time, The Great Gig in the Sky, Money, Us and Them, Any Colour You Like, Brain Damage e Eclipse – o disco condensou em pouco mais de 40 minutos a aproximação mais fiel de um disco pop à cultura lisérgica e da psicodelia. E, por isso, se tornou mais uma daquelas unanimidades intocáveis no mundo do rock.

Claro que, como toda a lenda, Dark Side of The Moon também conta com uma boa dose de misticismo. A lenda mais comum em torno dele é sua suposta sincronia com o filme O Mágico de Oz: segundo essa teoria, é possível usar o disco como trilha sonora para o clássico longa-metragem estrelado por Judy Garland.

Os integrantes do Pink Floyd na época – o baixista e vocalista Roger Waters, o guitarrista e vocalista David Gilmour, o tecladista e vocalista Richard Wright e o baterista Nick Mason – sempre atribuíram o fato a uma mera coincidência, mas a sincronia da trilha com o filme é realmente muito impressionante, como você pode ver no trecho abaixo, que traz os 10 primeiros minutos da montagem.

Dark Side of The Moon levou quase um ano para ser gravado e marcou a entrada definitiva do Pink Floyd no fechado mercado americano, que continuava insistindo na época em sua psicodelia flower power, expressa por grupos como Grateful Dead, Big Brother & the Holding Company, The Doors e Grand Funk Railroad.

 

OUTROS EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA

 

-1881: Velho Oeste: o criminoso Billy the Kid escapa da prisão do Condado de Lincoln, no Oeste dos Estados Unidos

 

-1920: O Azerbaijão é adicionado à União Soviética

 

-1927: Início da travessia pioneira sem escalas do Oceano Atlântico Sul com o hidroavião Jahu, pilotado pelo comandante brasileiro João Ribeiro de Barros

 

-1932: Anunciada, para uso em seres humanos, uma vacina contra a febre amarela

 

-1945: Segunda Guerra Mundial: a 148ª Divisão Alemã rende-se à Força Expedicionária Brasileira

 

-1967: Muhammad Ali recusa-se a lutar na Guerra do Vietnã. Ele foi punido com a cassação do título mundial de boxe

 

-1969: Charles de Gaulle renuncia ao cargo de presidente da França

 

-2001: Aos 60 anos, Dennis Tito torna-se o primeiro turista espacial ao partir na nave russa Soyuz TM-32

 

 

DATAS COMEMORATIVAS DO DIA:

Dia da Educação

Dia da Sogra

Dia Nacional da Caatinga

Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Dia de Santa Valéria.

Dia de Santa Teodora.

Dia de São Luiz Maria Grignion de Montfort.

Dia de São Pedro Chanel.

Dia de São Luquésio.

Dia da Educação.

Dia do Cartão Postal.

Dia da Sogra.