Doce de leite do Sul de Minas é reconhecido em premiação nacional

Com produção familiar, empresa de Soledade de Minas se profissionaliza para conquistar espaço no mercado artesanal

Doce de leite do Sul de Minas é reconhecido em premiação nacional
Produto oferece o legítimo sabor da roça, resgatando a tradição familiar da produção de doces de leite (Divulgação)

A produção de doce de leite de forma artesanal, com alta qualidade e rentabilidade, se transformou em negócio de sucesso da empreendedora Adriana Maria Santos Bispo, de Soledade de Minas, no Sul do estado. Com apoio do marido, Ricardo, e da filha, Camila, na fabricação de, aproximadamente, 10 toneladas por ano da iguaria, a empresária levou a marca “Doce Conquista” a ser destaque nacional.

 

Recentemente, o reconhecimento ocorreu por meio do Prêmio Prata no 46º Concurso Nacional de Produtos Lácteos, realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Instituto de Laticínios Cândido Tostes, em Juiz de Fora, na Zona da Mata. “É muito importante saber que produzimos o segundo melhor doce de leite do Brasil. Conseguimos aprimorar a receita tradicional do meu pai, de forma artesanal, com redução de açúcar e matéria-prima de qualidade”, enfatiza a empresária.

 

O negócio surgiu em 2020, com o propósito de oferecer o legítimo sabor da roça, resgatando a tradição familiar da produção de doces de leite. Para isso, Adriana recorreu ao Sebrae Minas e participou, ao longo dos últimos dois anos, de diversas iniciativas para apoio à gestão empresarial, como o Agente Local de Inovação (ALI); Origem Minas, projeto Líder e Do Brasil à mesa, que abordam temáticas sobre liderança, empreendedorismo, controle financeiro, vendas, atendimento ao cliente e orientações de marketing digital e redes sociais.

 

Depois das capacitações, os resultados começaram a aparecer de forma efetiva. “Um grande incremento às vendas se deu com o Origem Minas. Por meio dele, participamos de importantes eventos do agronegócio, como a Semana Internacional do Café (SIC) e a Expocachaça. Isso nos propiciou maior visibilidade da marca e experiência em vendas, além de acesso a novos mercados”, diz