Choperia Pinguim é notificada pelo Procon por servir chope de outra marca

Fiscalização ocorreu após órgão receber vídeo de consumidores flagrando barris da Ecobier chegando ao estabelecimento

Choperia Pinguim é notificada pelo Procon por servir chope de outra marca
Procon de Ribeirão Preto, SP, faz fiscalização na choperia Pinguim (Divulgação/Procon Ribeirão Preto)

A tradicional choperia Pinguim, de Ribeirão Preto (SP), foi notificada pelo Procon da cidade no final de dezembro por não informar aos clientes a marca do chope escuro vendido no estabelecimento. A empresa tem dez dias úteis para apresentar defesa sobre esse caso e outras irregularidades.

O órgão esteve na unidade do Centro, que fica no Quarteirão Paulista, um dos principais pontos turísticos de Ribeirão Preto, e constatou barris de uma marca diferente da anunciada em publicidades verificadas no local e divulgadas nas redes sociais da choperia.

A fiscalização ocorreu depois de o órgão receber um vídeo de clientes flagrando a chegada de barris dessa marca divergente ao estabelecimento.

“Todas as publicidades verificadas no local induzem o consumidor a acreditar que todo o chope vendido no local é Antárctica. O mesmo ocorre nas redes sociais. Porém, conforme verificado, realmente foi adquirido o chope escuro Ecobier, consoante notas fiscais apresentadas, não sendo apresentado qualquer tipo de informação ao consumidor de que o chope escuro e o chope escuro adicionado ao claro não eram o chope escuro Antárctica", disse o Procon em nota.

Por meio de nota, a Choperia Pinguim classificou a situação como um "fato pontual" e descartou a intenção de enganar clientes.

Ainda segundo o Procon, outras irregularidades foram encontradas no local, como falta de exemplares do Código de Defesa do Consumidor.

Outras irregularidades foram constatadas pelo Procon-RP, como a exposição à venda de diversos produtos sem preço para pagamento à vista, tais como: porta-latas, ursos de pelúcia, porta garrafas térmico, porta-isqueiro, bonés, quadros decorativos, pinguins de pelúcia e souvenir em porcelana (pinguim). Não havia também o exemplar do CDC (Código de Defesa do Consumidor).

 

EMPRESA SE PRONUNCIOU

A choperia Pinguim quebrou o silêncio e se manifestou após a polêmica envolvendo a comercialização de um chope de outra marca. Em nota de esclarecimento, compartilhada no Instagram oficial nesta terça-feira, 2, a empresa disse que a venda do chope de outra marca ocorreu por causa da alta demanda do período de festas, o que levou a indisponibilidade do produto. A choperia Pinguim, é popularmente conhecido por servir, desde sua inauguração, o chope da marca Antarctica.

"O restaurante e choperia Pinguim, a mais tradicional choperia de Ribeirão, há 86 anos em nossa cidade, vem esclarecer um fato pontual ocorrido essa semana: como é de conhecimento dos clientes da casa são oferecidos tipos de chope em nosso cardápio e, devido à grande demanda e ao período de festas houve indisponibilidade de um dos tipos de produto, o que nos levou a adquirir um novo chope escuro para atender momentaneamente aos nossos clientes", disse a nota.

A empresa ainda afirma que, em momento algum, teve a intenção de confundir ou enganar os clientes. “Somos uma empresa séria e consolidada à qual jamais agiria de má fé com seus clientes. São 86 anos de tradição e respeito a Ribeirão e todo Brasil que vêm aqui para conhecer o nosso famoso Pinguim”, conclui a nota.