Brasil Têxtil 2022

Bloco de Moda

Brasil Têxtil 2022
Uniformes na cadeia fashion. Modelo: Jardin (Divulgação JD)

A indústria têxtil brasileira vai muito bem, obrigado. Pelo menos é o que indica o relatório setorial publicado pela  Abit, o Brasil Têxtil 2022,  que foi realizado em parceria com o Senai e o IEMI – Inteligência de Mercado. Os números são importantes. A saber:

O setor de vestuário, meias e acessórios alcançou a produção de 5,5 bilhões de peças em 2021. Aumento foi de quase 10% em relação ao ano anterior. Só o setor de fitness (um dos que mais cresceram) produziu quase 1 bilhão de peças, em mais de três mil unidades produtivas.

Grande parte dessa produção total, foi comercializada nos shoppings centers - responsáveis por vender 38,5% das peças de moda no país.

Minas detém 12,3% do setor têxtil & confecção, enquanto São Paulo possui 25,8%. Mas o destaque fica para o estado de Santa Catarina que, mesmo pequeno, mas com muita tradição no assunto, detém a 2ª. posição - com 17% da produção.

Mas tão importante quanto a produção, a modernização tecnológica é um ponto importante destacado no estudo – assinalando a inovação agregada ao setor e a preocupação, cada vez maior, com a sustentabilidade.

Há de se registrar que a cadeia têxtil (além das tecelagens e malharias) engloba, também, artigos para o lar, cama, mesa e banho, o de sacaria, fraldas, correias, automotivos e outros – além de fibras, filamentos, aviamentos, química e muito mais.

   

VAIVÉM

 

 

  • O salão de negócios TM Showroom acontece em São Paulo, sob o comando do produtor Luciano Castro, entre os dias 15 e 17 de janeiro. Nas araras, além de sapato & bolsa, também vestuário – com marcas daqui e de outros pólos de moda do país. Como sempre, o evento será no Hotel Pestana – bem no centro da paulicéia - no mesmo período da Couromoda

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  • Juntando humor & negócios, o programa de tevê a cabo, com o criativo nome de ‘O Diabo Veste Roupa Usada’, em óbvia paródia do filme O Diabo Veste Prada,propõe vender roupas usadas. Ao contrário do filme,  onde a personagem principal recebia toneladas de roupas exclusivas das marcas famosas, oferece roupa de brechó para vender sob a legenda’quem dá mais?’

 

 

PONTO FINAL

 

Os presentes comprados em segunda mão são a grande novidade deste Natal. O fato é que o fenômeno é mundial. O diferencial é que, por aqui, os aparelhos eletrônicos são os mais procurados, seguidos por objetos para casa. Em outros países, principalmente da Europa, o maior volume é de roupas usadas de grifes famosas – procurados não apenas pelo preço e qualidade, mas também em nome do meio ambiente. O mote é defender o meio-ambiente e a sustentabilidade.