Arantes declara intenção de se candidatar a presidente da ALMG

Aliado de Zema, deputado do PL destacou bom relacionamento com os deputados e tamanho da bancada do partido como trunfos

Arantes declara intenção de se candidatar a presidente da ALMG
Vice-presidente da ALMG, Antonio Carlos Arantes (PL) quer ser o presidente da Casa em 2023 (Willian Dias/ALMG)

Aliado do governador Romeu Zema (Novo), o deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PL) anunciou nesta terça-feira (5) a intenção de se candidatar à presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para o biênio 2023-2024. Atualmente ele é vice-presidente da Casa.

“Eu sou do seguinte pensamento: a gente não se escolhe, a gente tem que ser escolhido. Agora, a gente também tem que se apresentar. Se você não se apresenta, não tem como a pessoa te escolher”, disse Arantes ao jornal “O Tempo”.

A declaração foi feita à reportagem no período da manhã, antes do secretário de Governo, Igor Eto, afirmar, à tarde, que o Palácio Tiradentes ouvirá a base de Zema para decidir qual candidato apoiar. No momento da entrevista de Eto, a declaração de Arantes ainda não havia sido publicada.

Além de Arantes, os deputados Roberto Andrade (Patriota), Gustavo Valadares (PSDB) e Zé Guilherme (PP) são citados nos bastidores da ALMG como possíveis nomes da base de apoio do governador que também podem se candidatar à presidência da Casa. Todos os três ocupam ou já ocuparam cargos de liderança do bloco de apoio a Zema.

Atual vice-presidente da ALMG, Arantes é deputado estadual desde 2003. Ele afirmou que traçou três objetivos para a eleição deste ano. Os dois primeiros eram reeleger Zema e também conseguir um novo mandato como deputado estadual.

“O terceiro era ter uma votação bastante expressiva. Conseguimos. Agora o objetivo é sentir o ambiente, se é possível ou não (ser presidente da ALMG). Eu vejo essa possibilidade devido ao tamanho do partido (o PL fez a segunda maior bancada, com nove parlamentares), à votação que nós tivemos e também pelo nosso relacionamento com os deputados”, afirmou.

“Grande parte dos novos deputados que foram eleitos eu conheço diretamente ou conheço alguém ligado. Isso facilita também para me apresentar”, disse.

Antonio Carlos Arantes foi o quarto deputado estadual mais votado em Minas Gerais nessas eleições com 119 mil votos, 50 mil a mais do que em 2018. Ele afirma que, apesar de se colocar como candidato, é preciso conversar com o governador Romeu Zema (Novo). "De repente eles (governo) já têm algum entendimento ou algum outro candidato. Eu estou aqui para ajudar, não para criar dificuldades”, declarou.

Arantes se filiou ao PL após deixar o PSDB na janela partidária em março. Ele acredita que após a declaração de apoio de Zema ao presidente Jair Bolsonaro (PL), a sigla do presidente será base do governador na ALMG. “Eu não tenho dúvida disso”, concluiu.