Prefeitos intensificam trabalhos em Brasília para avançar nas demandas do Lago de Furnas
Entre os temas debatidos, questões como a Cota 762, o uso múltiplo das águas do Lago e outros

Uma agenda intensa e estratégica marcou a participação dos prefeitos da Alago – Associação dos Municípios do Lago de Furnas – em Brasília esta semana, aproveitando a presença na XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Os gestores municipais aproveitaram a oportunidade para agendar importantes reuniões no Ministério das Minas e Energia e na Eletrobras, para discutir questões prioritárias da região e fortalecer a união em busca de resultados efetivos para o Lago de Furnas.
De acordo com o presidente da Alago, prefeito de Capitólio, Cristiano Silva, os eventos foram fundamentais para evidenciar a força da união entre os prefeitos. “Foi muito importante porque os prefeitos compareceram em massa, mostrando a força da união e cooperação em torno da defesa das pautas prioritárias do Lago de Furnas”, destacou. Entre os temas debatidos estão questões cruciais como a Cota 762, o uso múltiplo das águas do Lago, a regularização do uso do solo nas margens do Lago, e a utilização dos recursos provenientes da privatização da Eletrobrás, especificamente com a liberação de uma etapa anunciada pelo ministro Alexandre Silveira. Além disso, os prefeitos discutiram melhorias nas balsas que fazem o transporte entre os municípios da região.
Durante os encontros, os prefeitos também criaram uma agenda paralela com parlamentares e autoridades para tratar de temas específicos de seus municípios, como a alocação de recursos federais para investimentos. Entretanto, a atuação conjunta em defesa dos interesses do Lago de Furnas foi o principal foco. Nesse sentido, os prefeitos da Alago realizaram uma reunião com o diretor de Relações Institucionais da Eletrobras, Bruno Eustáquio de Carvalho, para dar continuidade às tratativas sobre as demandas dos municípios.
Outro momento importante ocorreu no Ministério de Minas e Energia, onde os prefeitos foram recebidos em uma reunião especial organizada para discutir as necessidades do Lago de Furnas. O ministro Alexandre Silveira detalhou a liberação de recursos da privatização da Eletrobrás e ouviu as demandas dos gestores locais. Em sua fala, Silveira reforçou o papel das prefeituras como elos essenciais entre a população e o Estado, e destacou a importância da continuidade da colaboração entre os diferentes níveis de governo para atender às realidades locais.
Cristiano Silva, ao final das discussões, enfatizou a força da união entre os prefeitos da Alago e o impacto positivo dessa cooperação. “O trabalho coletivo que realizamos em Brasília é a chave para alcançarmos os resultados que tanto almejamos para os nossos municípios e para o Lago de Furnas. A união dos prefeitos é uma demonstração clara de que, juntos, podemos conquistar avanços significativos para a nossa região”, concluiu.