Passos melhora no Índice de Desenvolvimento, mas fica atrás de 50 municípios

Observando

Passos melhora no Índice de Desenvolvimento, mas fica atrás de 50 municípios

Um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e divulgado na quinta-feira, 8, indicou que o município de Passos melhorou seu índice de desenvolvimento socioeconômico: subiu do 103º lugar de 2022 para o 51º em 2023, mas no ranking estadual do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal fica bem atrás de municípios da região, como Poços de Caldas (o primeiro lugar do ranking), Alfenas, Pouso Alegre, Varginha, Guaxupé, São Sebastião do Paraíso e outras (veja o ranking abaixo)

 

Áreas do levantamento

 

Esse levantamento, realizado desde 2008, acompanha a pontuação dos municípios brasileiros em três áreas: Emprego e Renda, Saúde e Educação. Esta edição analisou 5.550 cidades, que representam 99,96% da população. Os três indicadores variam de 0 a 1 ponto, sendo que quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento socioeconômico.

 

Indicadores

 

Por meio da pontuação, é possível avaliar o município de forma geral e específica em cada um dos indicadores. Tanto a avaliação geral quanto as análises dos indicadores são classificadas em quatro conceitos: entre 0 e 0,4 (desenvolvimento crítico); entre 0,4 e 0,6 (desenvolvimento baixo); entre 0,6 e 0,8 (desenvolvimento moderado); e entre 0,8 e 1 (desenvolvimento alto).

 

Educação e Saúde

 

Na análise dos números apurados em Passos, as pontuações mais baixas estão nas áreas de educação e a saúde, sendo compensadas pelo desempenho na área de emprego e renda desde 2022. Nos gráficos abaixo, as pontuações apuradas em cada área e a evolução de 2022 para o ano de 2023:

Análise

 

A especialista em Estudos Econômicos da Firjan, Glenda Neves Lino, analisa o panorama do estado e aponta que quase 61% das cidades estão classificadas com um desenvolvimento moderado ou alto. “Isso significa que estamos falando de 84% da população do estado de Minas Gerais, que vive em municípios de alto ou moderado desenvolvimento. Esse cenário é bem mais favorável do que o nacional, que é 52,7%”, argumenta.

 

Avanços

 

Nos anos da base histórica da Firjan (2013-2023), a instituição afirma que os municípios mineiros avançaram 23,4%, graças à evolução do indicador referente à educação, que avançou 40,5%. “É um crescimento bastante interessante dentro do município. Temos 838 dos 852 municípios analisados com evolução. Além disso, as três vertentes estão acima da média nacional”, destaca a especialista.

 

Poços se destaca

 

No topo do ranking estadual está Poços de Caldas. “Poços de Caldas está como líder e, inclusive, é a única cidade mineira entre as 100 melhores do país”, comenta Neves. O município, localizado no Sul do estado, teve alto desempenho nas categorias de Saúde e Emprego, e desenvolvimento moderado em Educação.