Denúncia de possível abuso de autoridade no SAAE de Passos é enviada ao Ministério Público
Ex-funcionário e o diretor da autarquia já tiveram uma ação julgada na justiça de Passos

O cidadão Welbert Rodrigues Santos, que se diz aprovado em concurso público do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Passos/MG, protocolou uma denúncia formal junto ao Ministério Público de Minas Gerais, alegando estar sendo vítima de perseguição institucional e abuso de autoridade por parte do atual diretor da autarquia, Esmeraldo Pereira Santos. A autarquia diz desconhecer o nome dele como aprovado em seus concursos.
Segundo Welbert, o diretor estaria dificultando sua nomeação, recusando-se a entregar documentos administrativos obrigatórios e retardando procedimentos internos, mesmo com um inquérito civil em andamento para apuração dos fatos. Ele alega que as ações configuram obstrução da transparência, violação de princípios administrativos e abuso de poder.
No ano passado o diretor do SAAE acionou Welbert na justiça. Ele era servidor da autarquia e foi dispensado quando ocorreu o concurso público para preenchimento das vagas. De acordo com Esmeraldo, após a dispensa, Welbert passou a proferir inúmeros ataques à sua pessoa, o que, a seu ver, configurava "denunciação caluniosa", mas a justiça julgou improcedente a ação.
A denúncia de Welbert no MP aponta que o diretor já foi condenado anteriormente por nepotismo em outro município, o que reforçaria a necessidade de investigação criteriosa sobre sua conduta atual.
Welbert afirma que a perseguição teve início após críticas feitas nas redes sociais durante o período eleitoral. A manifestação foi registrada no dia 10 de abril de 2025 por meio da Ouvidoria do Ministério Público, e solicita a responsabilização do gestor por improbidade administrativa, bem como o eventual afastamento do cargo, caso as irregularidades sejam comprovadas.
Por se tratar de questão de interesse público — envolvendo transparência, respeito ao concurso público e moralidade administrativa — o denunciante pediu que o Ministério Público dê ampla publicidade ao caso.
SAAE DESCONHECE
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Passos informou por meio de sua Assessoria de Comunicação não ter nenhum concurso aberto no atual momento e que desconhece o nome do cidadão em questão como aprovado no número de vagas ofertadas em qualquer um dos certames feitos pela instituição nos últimos anos.