Heineken lança pedra fundamental de nova cervejaria em Passos

Romeu Zema participou de lançamento e destacou avanço do desenvolvimento regional com a geração de renda e emprego

Heineken lança pedra fundamental de nova cervejaria em Passos
A unidade de Passos vai receber investimentos da ordem de R$ 1,8 bilhão e irá gerar 350 empregos diretos, além de 11 mil postos de trabalho indiretos (Divulgação AgMG)

 A Heineken Brasil formalizou, nesta quinta-feira, o início da construção de sua cervejaria em Passos. A oficialização foi celebrada com o lançamento da pedra fundamental da nova planta industrial.

Com previsão de inauguração em meados de 2025, a fábrica mineira será a 15ª cervejaria do grupo no País. Na cidade mineira, serão produzidas as marcas Heineken e Amstel, em linha com a estratégia de cervejas de rótulos premium e o conceito mainstream puro malte.

“Esse é um projeto muito esperado por nós, pelos nossos clientes e, principalmente, pelo Estado de Minas Gerais”, salienta o CEO do grupo Heineken, Maurício Giamellaro. “A operação foi projetada para atender objetivos de negócio, mas para contribuir com a prosperidade desta região por meio de desenvolvimento econômico e social e também a aceleração da agenda ambiental”, pontua o porta-voz.

A cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o prefeito de Passos, Diego Rodrigo De Oliveira (PSL) e autoridades locais, além do presidente do Grupo Heineken, Maurício Giamellaro, e do vice-presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos da cervejaria, Mauro Homem.

Romeu Zema, durante o evento, destacou que a cervejaria é um fator importante para acelerar o desenvolvimento local. “É algo impressionante uma obra do porte da nova fábrica da Heineken, que vem para impactar definitivamente Passos e região, sobretudo, na geração de empregos. O que mais quero – e tenho trabalhando desde o primeiro dia do meu governo para isso – é a geração de um emprego digno para cada mineiro”, disse.

 

Por que a Heineken escolheu Passos?

A corrida em busca por uma cidade mineira até chegar à escolha do município de Passos ocorreu após uma minuciosa pesquisa por parte da empresa.

Cerca de 200 municípios disputaram para poder abrigar a nova planta da cervejaria no País. Porém, toda essa euforia só ocorreu porque a empresa havia desistido de investir na cidade de Pedro Leopoldo, na Grande BH. Aliás, em Pedro Leopoldo, a Heineken já havia sinalizado a inclusão da cidade no mapeamento de suas unidades brasileiras. A empresa também teria feito tentativas de avançar as negociações para a instalação da planta. Contudo, por conta de embargos e disputas judiciais envolvendo fatores ambientais, a companhia holandesa descartou o interesse pela cidade.

 

Qual o investimento na fábrica?

A unidade de Passos recebeu investimentos da ordem de R$ 1,8 bilhão e será a mais sustentável da empresa até o momento. A nova fábrica irá gerar 350 empregos diretos e 11 mil postos de trabalho indiretos quando estiver em operação. Na atual fase de obras, o projeto deve criar 2 mil oportunidades de trabalho para os moradores de Passos e região.