Tutu de feijão

Delicioso, simples e sucesso em qualquer cardápio de comida mineira!

Tutu de feijão
Clássico da culinária mineira, o tutu de feijão é uma excelente opção, fácil de preparar

A receita de hoje é um dos pratos mais pedidos em meu restaurante, o Panorma. Clássico da culinária mineira, famoso em todo país, o tutu de feijão é uma excelente opção, fácil de preparar.

Reza a lenda, que o tutu foi criado pelos escravos, que pegavam o caldo do feijão que sobrava no fundo dos caldeirões e engrossavam com a farinha. Posteriormente, o prato passou a ser utilizado pelos tropeiros, que desbravavam o país.

O preparo é bastante simples. Primeiro, deixe 1 xicara de feijão de molho na água, isso facilita o cozimento. Feito isso, cozinhe na panela de pressão com uma folha de louro, por aproximadamente 35 minutos. Enquanto o feijão cozinha, refogue 1 cebola, 2 dentes de alho e ½ xicara de bacon em cubos. Bata no liquidificado o feijão cozido (sem as folhas de louro), a cebola, alho e bacon refogados, até virar uma mistura homogenia. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Aqui no restaurante, servimos com molho de tomate sobre o tutu, algumas rodelas de ovo cozido e pimenta do reino.

Delicioso, simples e sucesso em qualquer cardápio de comida mineira!

Bom apetite.

 

FELIPE PICININ DE MAGALHÃES SANTEIRO, advogado e um apaixonado por culinária: “Desde muito jovem, influenciado por minhas avós paterna e materna, sempre estive na cozinha, auxiliando ou “cheretando” ambas (mais atrapalhando). Adulto, junto com meus dois primos Guilherme e Marcello, reunimos toda a influência recebida quando crianças e a paixão herdada de nossa avó para montar um restaurante no município de Capitólio (Restaurante Panorama, na Pequena Capitólio - Rodovia MG 050 KM 308,5). A comida escolhida é mineira, terra que nascemos e amamos, mas não poderíamos ignorar nossa grande influência italiana, herança de nossa avó materna, Angelina, que aos domingos preparava a melhor comida para receber os mais de 30 netos em sua casa”.