Encontro de motociclistas, que Passos ‘já teve’, faz sucesso agora em Paraíso
Observando

A Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso e o clube de motoclismo MotoJus promoveram na Praça dos Imigrantes, em frente ao Paço Municipal, o 1º Paraíso MotoFest. O evento, que ocorreu nos dias 9 e 10 de maio, foi considerado pelos organizadores um verdadeiro espetáculo cultural sobre duas rodas e reuniu mais de 10 mil pessoas.
Passos já teve
Esse passou a ser o primeiro grande evento do setor na região, substituindo o Passos Motorcycles que foi realizado por 13 edições até o ano de 2020, suspenso em 2021 e 2022 por causa da epidemia do Covid-19, e que não voltou em 2023 por falta de um acordo entre a primeira gestão do prefeito Diego Oliveira e o Motoclube Esquadrão MG (leia aqui)
Reflexos na economia
O evento paraisense contou com uma programação musical diversificada, com oito apresentações que valorizaram artistas locais, regionais e nacionais, incluindo bandas como Duo Code, Kalhambex, Banda Zap, Lado Hostil, Quinta Essência e o show marcante do cover de Elvis Presley, Renato Paiva. O festival celebrou o motociclismo, promoveu a solidariedade e aqueceu a economia da cidade, consolidando-se como um dos maiores eventos do gênero na região.
90 motoclubes
O evento foi promovido com entrada gratuita, mediante doação de alimentos voluntária, e reuniu mais de 90 motoclubes, representando mais de 50 cidades e diversos estados brasileiros, como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Sul.
Passeio pela cidade
A programação incluiu um passeio motociclístico por pontos turísticos do município, com a participação de aproximadamente 50 motos.
Rede hoteleira
A realização do MotoFest movimentou de forma significativa a economia local. Toda a rede hoteleira esteve com ocupação máxima, e bares, restaurantes e comércios da região registraram alta rotatividade. Empreendedores comemoraram os resultados. A empresária Denise Banquieri, da Daluh Sorvetes, relatou surpresa com o volume de vendas. ”Durante um final de semana eu vendo uns 30 açaís. Em um mês, cerca de 500. No MotoFest, vendi mais de 600 em dois dias. Acabou meu estoque e precisei buscar mais. Vendi muito mais do que esperava”, destacou.
Edição de 2026
A repercussão do evento foi tão positiva que, logo após o encerramento, 42 novas bandas de diversas partes do país entraram em contato com a organização demonstrando interesse em participar da edição de 2026. O sucesso da primeira edição do Paraíso MotoFest reforça o potencial de São Sebastião do Paraíso como destino turístico e cultural e fortalece sua inserção no circuito nacional do motociclismo.
No calendário
A organização já trabalha para incluir o festival no calendário oficial do município e do estado, consolidando a cidade como referência no cenário dos grandes encontros motociclísticos do país. O vice-prefeito Daniel Tales destacou que o primeiro Paraíso MotoFest entrou para a história da cidade ao reunir motociclistas de todas as regiões do Brasil, transformando o município em um grande palco de integração, turismo e lazer.