Agência de Passos dos Correios atenderá as vítimas da fraude do INSS
A partir desta sexta-feira os segurados poderão pedir reembolso presencialmente nas agências dos Correios

A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do INSS podem procurar uma das 4.730 agências dos Correios em todo o Brasil, entre as quais a de Passos, para verificar se tiveram algum desconto associativo não autorizado em seus benefícios.
O atendimento presencial é voltado principalmente para quem tem dificuldade de usar a internet. Já quem consegue acessar o digital pode consultar a situação sem sair de casa, pelo aplicativo Meu INSS, pelo site do INSS ou pela Central 135.
O governo federal e os Correios estão organizando ações itinerantes para levar o atendimento a locais mais afastados.
Nas agências dos Correios, os segurados poderão: Consultar se houve desconto não autorizado; contestar descontos indevidos; confirmar a autorização de algum desconto; consultar o resultado da contestação (em até 15 dias úteis); analisar documentos apresentados pela associação; imprimir o protocolo com orientações.
Segundo o Governo, todo o atendimento será gratuito, feito por equipes treinadas. Aposentados e pensionistas terão prioridade nas agências com sistema de senhas ou guichês exclusivos.
O atendimento será realizado em um sistema seguro, separado da base de dados do INSS, garantindo a privacidade das informações.
O QUE LEVAR PARA SER ATENDIDO?
Basta apresentar um documento de identificação oficial. Não é necessário levar extrato bancário, contracheque ou comprovante de inscrição.
Se o beneficiário não puder ir até uma agência dos Correios, um representante legal pode fazer a consulta, com uma procuração autenticada. Nesse caso, não será possível alterar dados, apenas consultar.
TEM PRAZO PARA BUSCAR O ATENDIMENTO?
Não. O atendimento nas agências dos Correios será contínuo, sem data limite para pedir ressarcimento. O INSS orienta: não é preciso correr para ser atendido logo no início.
Até agora, mais de 2,1 milhões de pessoas já solicitaram ressarcimento pelos canais digitais.
Atenção: cuidado com golpes: O INSS reforça que ninguém está autorizado a ir até a casa dos beneficiários. Se alguém aparecer dizendo ser do INSS ou dos Correios, é golpe!
Os canais de atendimento: Aplicativo Meu INSS; site do INSS; e central 135