'Thunderbolts*' traz a velha Marvel de volta?

Novo filme da Marvel em exibição no Cine Roxy surpreende com história humana e problemáticas reais aliadas a boas cenas de ação

'Thunderbolts*' traz a velha Marvel de volta?
"Thunderbolts*" estreia nos cinemas com críticas positivas e superando "Vingadores: Guerra Infinita" (Divulgação)

Não é só na vida real que novos heróis estão em falta. No universo Marvel, então, isso está acontecendo desde o desaparecimento dos Vingadores. Para dar um jeito nisso, talvez se tenha que improvisar para descobrir talentos onde menos se imaginava.

Partindo desta premissa Thunderbolts*, de Jake Schreier, toma como protagonistas um grupo de personagens à primeira vista nada promissores. Vejamos: John Walker (Wyatt Russell), que quase foi o Capitão América; a assassina Yelena Belova (Florence Pugh); Alexei Shostakov (David Harbour), o decadente Guardião Vermelho, agora motorista pouco solicitado de um serviço de limusines; Ava Starr (Hannah John-Kamen), a instável Fantasma; Bucky Barnes (Sebastian Stan), o Soldado Invernal. Todo mundo em crise, deprimido, aposentado, ou investindo meio desajeitado numa nova carreira, como Barnes, agora deputado.

O problema dessa turma obscura, é que alguns conhecem demais segredos inconvenientes para o governo, o que não escapa à ardilosa chefe da CIA, Valentina Allegra de Fontaine (Julia Louis-Dreyfuss se espalhando na pele de vilã). Então ela arma um plano para se livrar de alguns deles, mandando-os para uma instalação super-secreta e remota, aonde eles têm missões diferentes cujo resultado seria a eliminação mútua. Yelena, Walker e Ava se encontram por lá, mas ali também há um estranho de pijama, um certo Bob (Lewis Pullman), com todo jeito de sobrevivente de experiências proibidas, inclusive estando desmemoriado e sem saber como foi parar ali.

Contra toda a lógica, este quarteto improvável acha um meio de cooperar para escapar ao que parece uma explosão preparada de longe - e esta é uma sequência das mais divertidas do filme, quando escalam um longuíssimo túnel, apoiados nas costas um do outro. Não será o último desafio.

No meio do deserto  onde estão, evidentemente há poucas opções de transporte, não fosse a providencial ajuda do pai de Yelena, Alexei, e sua limusine um tanto detonada. Mais perseguições se seguirão, até que se junte à turma o Soldado Invernal em sua moto - e ele, mais do que ninguém, quer enquadrar a temível Valentina, desta vez usando uma comissão do Congresso que investiga as atividades proibidas da CIA.

O roteiro, assinado por Eric Pearson e Joanna Calo, cria as condições de surgimento de uma nova turma de heróis, cuja necessidade no mundo não tarda a se fazer sentir, pelas consequências das ações de Valentina. Entre elas, a descoberta de quem realmente é este Bob desmemoriado e seus incríveis superpoderes. Ou seja, o Sentinela, que tem seu lado sombrio, o Vácuo, que coloca em risco a própria continuidade da existência de todo o universo.

Uma das poucas personagens secundárias a despertar alguma curiosidade é Mel (Geraldine Viswanathan), a fiel assistente de Valentina que tudo percebe, mas resiste, mais por medo do que talvez lealdade, à insistência de Bucky para que ela delate as falcatruas da chefe no Congresso.

A grande sacada da história é se apoiar na própria aura de anti-herois de todos estes protagonistas, extraindo de suas falhas e conflitos o potencial de seu charme, com toda a ironia cabível para dar seguimento às suas intenções. O departamento de efeitos visuais funciona direitinho para sustentar a coisa toda. Evidentemente, este é o início de uma nova franquia e não falta a clássica cena pós-créditos para despertar a curiosidade sobre o que mais pode vir por aí. (Neusa Barbosa – CineWeb)

 

THUNDERBOLTS (Thunderbolts). EUA, 2025. Gênero: Ação , Aventura , Ficção científica. Direção: Jake Schreier. Elenco: Florence Pugh , David Harbour , Sebastian Stan , Julia Louis-Dreyfuss , Wyatt Russell , Hannah John-Kamen , Lewis Pullman. Cine Roxy, em Passos, 18h30 e 21h15 (Dub)