Bolo de banana (a prata, de Delfinópolis)

Os bolos foram inventados pelos egípcios e aprimorados pelos romanos

Bolo de banana (a prata, de Delfinópolis)
Esse bolo é ideal para acompanhar um dos produtos mais famosos de Minas Gerais, o cafezinho

Reza a lenda que os bolos foram inventados pelos egípcios, que utilizavam frutas, principalmente as tâmaras, para adoçar os pães. Posteriormente, os romanos aprimoraram a invenção, com a fermentação, técnica já dominada por eles.

A receita de hoje, é um bolo de banana, a prata (fácil de conseguir por aqui, afinal Delfinópolis é um dos maiores produtores nacionais da fruta) ideal para acompanhar um dos produtos mais famosos de Minas Gerais, o cafezinho. Vamos lá.

Ingredientes:

 

Banana prata bem madura

Mel

Ovos

Castanha de caju ou pará

Passas

Aveia

Farinha de trigo

Óleo de canola

Fermento

 

O preparo é bastante simples. Primeiramente pré-aqueça o forno a 200 graus e unte uma forma média com manteiga e farinha.

 

Em um liquidificador, pique 3 bananas pratas, acrescente 1/3 de xicara de óleo, 2 ovos, 2 colheres de sopa rasas de farinha e 70 gramas de mel. Bata até a mistura ficar homogênea. Acrescente 40 gramas de passas, 40 gramas de castanhas, 120 gramas de aveia e mais 2 bananas maduras picadas em rodelas. Misture bem, desta vez apenas com o auxilio de uma colher. Por fim, acrescente uma colher de chá bem cheia de fermento em pó e misture mais uma vez apenas com a colher.

 

Deixe assar por aproximadamente 28 minutos, até ficar bem dourado. Vale utilizar de um palito para afundar no bolo para ver se está assado por dentro.

 

Assado o bolo, basta coar aquele cafezinho de sua preferência!

 

Bom apetite.

 

 

 

FELIPE PICININ DE MAGALHÃES SANTEIRO, advogado e um apaixonado por culinária: “Desde muito jovem, influenciado por minhas avós paterna e materna, sempre estive na cozinha, auxiliando ou “cheretando” ambas (mais atrapalhando). Adulto, junto com meus dois primos Guilherme e Marcello, reunimos toda a influência recebida quando crianças e a paixão herdada de nossa avó para montar um restaurante no município de Capitólio (Restaurante Panorama, na Pequena Capitólio - Rodovia MG 050 KM 308,5). A comida escolhida é mineira, terra que nascemos e amamos, mas não poderíamos ignorar nossa grande influência italiana, herança de nossa avó materna, Angelina, que aos domingos preparava a melhor comida para receber os mais de 30 netos em sua casa”.