Bacalhau confitado

Bacalhau de cozimento lento acompanhado de vegetais

Bacalhau confitado
Cozimento lento aumenta o sabor dos alimentos

Olá! A receita de hoje foge da Itália, mas não vai para muito longe. Continuamos na Europa, com uma receita de bacalhau, acompanhado de vegetais confitados no azeite. Os portugueses, na época das grandes navegações, popularizaram o bacalhau graças a sua grande resistência nas viagens, mas sua origem remete ao povo viking, no século IX. Porém, foi na costa da Espanha que o bacalhau começou a ser salgado e seco em rochas ao ar livre, para que o peixe ganhasse tempo de conservação. Somente cinco espécies de peixe, após secos, são classificadas como bacalhau: Gadus Morhua, o mais famoso deles, Gadus Macrocephalus, Saithe, Ling e Zarbo.

 

Os outros ingredientes da receita são os vegetais confitados. Confitar é uma técnica de cozimento lento, na gordura, que também aumenta o sabor dos alimentos e os faz durarem mais tempo.

Bom, chega de conversa, vamos a receita.

Gadus Morhua, o mais famoso deles

Ingredientes:

2 postas de bacalhau

1 xicara de tomatinho

6 batatas inglesa “bolinha”

6 dentes de alho

1 cebola grande

½ pimentão

 

Preparo:

Pessoalmente, prefiro grelhar a posta de bacalhau já dessalgada antes de confita-la. Para grelhar é importante não ficar mexendo demais. Basta colocar na frigideira com um fio de azeite bem quente, esperar um pouco, virar e esperar mais um pouco. Se mexer demais o bacalhau acaba quebrando. Grelhado, reserve as postas do bacalhau.

Para os vegetais confitados, utilizo batata inglesa, cebola, alho, tomatinho cereja e pimentão (amarelo) para dar cor ao prato. Mas também podem variar conforme o gosto do cozinheiro. A azeitona por exemplo, também cai muito bem com o bacalhau.

 

Coloque todos os vegetais em um vasilhame que possa ir ao forno. Sugiro cozinhar um pouco a batata na água antes e utilizar aquelas bem pequenas, que sirvo inteiras mesmo. Tomate e os dentes de alho também vão inteiros para o forno. Corte a cebola em 4 partes e o pimentão em tiras finas. Coloque todos os ingredientes no vasilhame, regue com azeite até cobrir, acrescente pimenta e sal a gosto (cuidado que o bacalhau foi dessalgado) e leve ao forno em fogo a 120º por ao menos 40 minutos. Acrescente as postas de bacalhau e deixe no forno por mais aproximadamente 10 minutos.

Feito isso basta montar o prato e servir.

 

 

FELIPE PICININ DE MAGALHÃES SANTEIRO, advogado e um apaixonado por culinária: “Desde muito jovem, influenciado por minhas avós paterna e materna, sempre estive na cozinha, auxiliando ou “cheretando” ambas (mais atrapalhando). Adulto, junto com meus dois primos Guilherme e Marcello, reunimos toda a influência recebida quando crianças e a paixão herdada de nossa avó para montar um restaurante no município de Capitólio (Restaurante Panorama, na Pequena Capitólio - Rodovia MG 050 KM 308,5). A comida escolhida é mineira, terra que nascemos e amamos, mas não poderíamos ignorar nossa grande influência italiana, herança de nossa avó materna, Angelina, que aos domingos preparava a melhor comida para receber os mais de 30 netos em sua casa”.