Prefeitura deve anunciar nesta terça solução sobre ajuda de transporte dos universitários

Ajuda foi concedida em 2023 e mais de 100 universitários voltam a reivindicar apoio; Câmara aprova verba de 250 mil para Adesc

Prefeitura deve anunciar nesta terça solução sobre ajuda de transporte dos universitários
A vereadora Aline Macedo cobrou uma solução para o pleito dos estudantes e para as entidades no grande expediente nesta segunda-feira (Reprodução)

Está prevista para a noite desta terça-feira, no plenarinho da Câmara Municipal de Passos, uma reunião para tratar da reivindicação de um grupo de mais de 100 universitários que buscam a ajuda da administração municipal para os custos de transporte para outras cidades da região, especialmente para Franca.

O anúncio foi feito na reunião desta segunda-feira da Câmara pelo seu presidente Plinio Andrade. Ele revelou que, a pedido do prefeito Diego Oliveira e do vice Maurício Silva, convocou a reunião. “Eu ainda não tenho conhecimento do que será anunciado, mas espero que seja uma resposta favorável do Executivo, pois é uma luta nossa, de todos os vereadores, dos estudantes e das famílias de todos eles”, disse.

A reivindicação dos alunos foi tema de um pronunciamento duro da vereadora Aline Macedo. No grande expediente, a vereadora lembrou que em 2023 o então vereador Maurício Silva, “se apossando de um projeto do vereador Edmilson Amparado, foi o maior defensor desse projeto” e agora ele, como vice-prefeito e Secretário de Planejamento não consegue apresentar uma solução para a reivindicação dos alunos. “Ele prometeu uma solução para a quinta-feira passada, e depois ele veio pedir ajuda a Câmara para encontrar uma forma de conseguir os recursos. Essa não é função do vereador (...) Mande um projeto para a Câmara que nós analisaremos”, afirmou.

Outra cobrança que a vereadora fez foi sobre a liberação de recursos para as entidades de assistência, cuja verba das sobras do orçamento da Câmara, que seriam destinadas para esse fim, já se encontra nos cofres municipais.

 

ADESC TEM VERBA DE 250 MIL

Três projetos e  quinze  requerimentos foram aprovados pelos vereadores da Câmara Municipal de Passos na tarde dessa segunda-feira, 24 de março, quando duas reuniões foram realizadas: a 8ª ordinária  e uma extraordinária, que aconteceu no final da tarde. Os projetos foram aprovados em primeiro turno de discussão.

O projeto de lei número 002/2025, enviado pelo Executivo, trata da ratificação do município ao contrato de Consórcio Público da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) – terceiro aditivo, cuja alteração foi aprovada pela assembleia geral da entidade em 30 de julho do ano passado.

Pelo projeto 003/2025, de autoria do Executivo, os vereadores aprovaram a alteração da Lei Municipal número 3980, de 8 de agosto de 2023, que trata da adesão do município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e os parâmetros do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Um novo artigo foi inserido na Lei, revogados dois incisos e incluídos mais dois.

O terceiro projeto aprovado, de número 004/2025, enviado também pelo Executivo, autoriza a Prefeitura a transferir recursos financeiros à Associação de Desenvolvimento Cultural – ADESC Regional, destinados à realização da 3ª edição do evento Festa da Música, que estará acontecendo entre os dias 14 a 17 de maio. O repasse será da ordem de R$ 250 mil.