‘Líderes do Varejo’ debate setor supermercadista em Passos

Evento tem como objetivo discutir os principais desafios e as tendências do varejo supermercadista

‘Líderes do Varejo’ debate setor supermercadista em Passos
Com seus encontros regionais, AMIS procura apoiar o crescimento do segmento, além de promover negócios e desenvolvimento profissional (Divulgação)

Nesta quarta, dia 28, Passos recebe o “Líderes do Varejo – Supermercados em Debate”, encontro voltado para as discussões dos diversos temas ligados ao setor. O evento, organizado pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS), vai ser realizado no Clube Passense de Natação. 

 

O Líderes do Varejo marca a volta dos eventos presenciais promovidos pela AMIS na cidade desde o último encontro em 2006, há 17 anos, portanto. Neste ano, tem o apoio do Sebrae Minas e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE). 

 

 

Abertura oficial 

 

A cerimônia de abertura está prevista para as 15 horas, com a participação de diretores da AMIS, lideranças supermercadistas, representantes das entidades que apoiam o evento e de autoridades locais. O credenciamento ocorre das 13h às 17h30 (programação abaixo).

 

 

A participação no Líderes do Varejo é gratuita, mas com entrada restrita ao público-alvo. O evento é voltado para empresários e profissionais de supermercados, atacarejos, padarias, e outros segmentos do varejo. Tem também a participação de profissionais e diretores da indústria, que são expositores e/ou patrocinadores. 

 

 

O Líderes do Varejo tem como objetivo promover a realização de negócios, relacionamento empresarial e atualização profissional, por meio de reunião, palestra, talk show e debates sobre os desafios e tendências do setor. “Este é o papel da AMIS: apoiar, defender e desenvolver o setor supermercadista em todas as regiões mineiras. Essa volta a Passos com um evento da entidade, depois de 17 anos, mostra o compromisso com nosso associado e com o segmento,” detalha o Presidente Executivo da AMIS, Antônio Claret Nametala.

 

Outra atração do evento é o Circuito de Negócios, que é uma mostra de fornecedores em formato de feira que promove o encontro entre representantes da indústria e compradores do varejo supermercadista. Além da realização de negócios, oferece um ambiente para degustação, lançamentos; exposição de marcas e trocas de experiências. “Quando propiciamos esse encontro entre supermercadistas e fornecedores, mais do que a qualidade dos produtos, estamos incentivando também o aprimoramento do atendimento ao consumidor final, que é o foco de todas as ações do varejo e da indústria de forma conjunta”, afirma Claret. 

 

 

CMON: oportunidades para pequenos negócios

Uma parceria entre a AMIS, o Sebrae Minas e a SEDE dá continuidade, em Passos, a um grande programa de apoio e desenvolvimento de pequenos empreendedores no estado. É o Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios (CMON), que visa à maior integração e aproximação desses negócios com o varejo supermercadista. 

 

 

Esses expositores são agricultores familiares; associações; cooperativas; e pequenas indústrias com potencial para se tornarem fornecedores dos supermercados. Ao serem inseridos no espaço de feira durante o evento, eles têm a oportunidade de demonstrar os produtos a compradores e diretores de pequenas, médias e grandes redes supermercadistas, criando assim, oportunidades de negócios. 

 

 

Ação social 

Em todos os seus eventos no interior, a AMIS realiza uma campanha beneficente junto às pessoas participantes e às empresas expositoras, para contribuir com o trabalho de instituições de atuação social da cidade.  São recolhidos itens como alimentos não perecíveis, produtos de higiene e beleza e de limpeza doméstica.  Os donativos são entregues diretamente a representantes das entidades ao final do evento. Em Passos, a instituição beneficiada é a Associação Espírita Santo Agostinho. 

 

Programação

13h: Início do credenciamento - na recepção do evento;

13h30: Circuito de Negócios - Mostra de fornecedores, com apresentação e degustação de produtos;

14h: Palestra: O desafio de engajar e reter colaboradores no setor supermercadista.

Palestrante: Renata Vanucci, psicóloga especialista em gestão de pessoas e em comportamento do consumidor e sócia-diretora da Vanucci Inteligência de Mercado. 

15h: Solenidade de abertura;

15h40: Circuito de Negócios - Mostra de fornecedores, com apresentação e degustação de produtos;

16h30: Talk Show, com empresários supermercadistas; 

17h15: Circuito de Negócios - Mostra de fornecedores, com apresentação e degustação de produtos;

17h30: Término do credenciamento;

18h: Término do evento.

 

 

O setor supermercadista mineiro 

Os supermercados compõem um setor essencial à população, altamente relevante para a economia e presente em todos os 853 municípios do estado. Em números de 2022, são 10,7 mil lojas, que geraram diretamente 367,7 mil postos de trabalho, com R$ 1,31 bilhão em investimento só em novas unidades. O faturamento totalizou R$ 68,4 bilhões. A força do setor em Minas Gerais é retratada também no ranking nacional de supermercados. São cinco redes entre as 25 maiores do País, segundo o ranking nacional do setor.