Entre jovens, idoso realiza curso dos sonhos no IF Sul de Minas

‘Calouro’ está realizando aos 65 anos um curso que sonhava desde criança

Entre jovens, idoso realiza curso dos sonhos no IF Sul de Minas
A turma do período noturno de enfermagem recebeu o ‘senhor’ Orlindo com muito carinho (Divulgação)

Ao contrário do que aconteceu com Patrícia Linares, aluna de 44 anos que foi hostilizada por três colegas por  frequentar o curso de biomedicina da universidade particular Unisagrado, em Bauru (SP), no curso de Enfermagem do IF Sul de Minas, em Passos, o “calouro” Orlindo Aparecido Bueno, aos 65 anos, está recebendo dos colegas um carinho especial que nem mesmo ele esperava. Morador de Fortaleza de Minas, ele conseguiu a aprovação no curso técnico de enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas).

A história de Orlindo, para ele próprio, é dita como inspiração e incentivo a outros que queiram seguir os sonhos. Segundo ele, a idade não foi nenhum empecilho para os estudos, já que todos da sala, entre alunos e professores, o acolheram muito bem.

“Foi muito bem recebido pelos mais jovens. Os colegas e professores me abraçaram. Estou me sentindo muito bem, este é o meu primeiro curso técnico. Escolhi este curso porque trabalhar nesta área é um sonho que tenho desde criança. O curso está muito bom, os professores são todos gente boa. Estou adorando aprender novas coisas e conhecer novas amizades”, afirmou Orlindo.

Assim chamado pelos colegas mais novos, o ‘senhor’ Orlindo está vivendo a experiência de realizar o curso dos sonhos e já entrou no ritmo dos estudos do instituto. De acordo com a professora e coordenadora substituta do curso técnico de enfermagem do IF Sul de Minas, Dérica Karoly Almeida, Orlindo é um aluno que sempre demonstra interesse pelas aulas.

“O senhor Orlindo é um aluno atento. Ainda um pouco tímido e tudo. Acredito que até pelo ambiente de novidades para ele. O ritmo de estudos de um curso da área da Saúde é intenso, pois todas as disciplinas são complementares. Porém, até o momento ele tem se adequado. Está sempre interessado no conteúdo e em sanar suas dúvidas”, revelou.

“A aprovação do seu Olindo é uma grande inspiração para a atualidade. Nos mostra que realmente não há idade ou limite para alcançarmos nossos sonhos. As oportunidades estão aí e basta de coragem e determinação para atingirmos”, disse.

Para Dérica, a aprovação de Orlindo é motivo de orgulho para o IFSuldeminas. “Para o IF, assim como para qualquer outra instituição pública de ensino, abrir portas para as diversas idades é importante, pois, cumprimos nosso compromisso de servir a comunidade, desde a oferta de educação até a de serviços e ações. Ter um estudante de curso técnico com mais de 60 anos, nos mostra, de forma concreta, o cumprimento da nossa missão e visão perante o ensino e o serviço à comunidade e ao município de Passos”, afirmou.

O curso técnico em enfermagem tem uma matriz curricular estruturada para que o estudante conclua o período após dois anos. A graduação em enfermagem geralmente ocorre em cinco anos, no entanto, o IF Sul de Minas oferece apenas curso técnico e pós graduações em enfermagem oncológica e enfermagem em urgência e emergência.

 

INSPIRAÇÃO

A aprovação de Orlindo é uma inspiração para que cada vez mais pessoas busquem os estudos, independentemente de idade. No Sul de Minas, o caso do itamogiense de 65 anos de idade não é único. Recentemente, viralizou nas redes um vídeo sobre a história de Sebastião Roberto Reis.

Morador de Varginha, Sebastião concluiu a faculdade de gestão financeira na modalidade EaD com 78 anos e emocionou a todos ao mostrar o diploma, vestido com a beca, à mãe de 97 anos, Geralda Francisca Reis. O vídeo que foi publicado pela neta do idoso na rede TikTok, no mês passado, gerou comoção entre os internautas e já conta com mais de 2,4 milhões de visualizações.

 

DEBOCHE

Um vídeo que viralizou na internet mostra três estudantes de uma universidade particular de Bauru (SP) debochando de uma mulher que também estuda na instituição pelo fato de ela ter "40 anos". A estudante, que na verdade está prestes a completar 45 anos este mês, está no primeiro ano de biomedicina. No vídeo, ela ironiza: “Gente, quiz do dia: como ‘desmatricula’ um colega de sala?”. Logo depois, outra responde: “Mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada”. “Realmente”, concorda a terceira. Em seguida, a estudante que grava o vídeo diz: “Gente, 40 anos não pode mais fazer faculdade. Eu tenho essa opinião”. Elas chegam a dizer que a mulher “não sabe o que é Google”.

De acordo com a assessoria da universidade Unisagrado, as três mulheres são maiores de idade e também alunas de biomedicina. Uma delas disse que as três estão arrependidas do que falaram e que o vídeo foi uma "brincadeira de mau gosto". Ela contou que as imagens foram postadas inicialmente no "close friends" do Instagram (recurso que permite que o usuário selecione seguidores específicos), mas acabou saindo da roda de amigos e viralizou.

"Nunca foi na intenção de dizer que pessoas de mais idade não podem adquirir uma graduação, pois não tenho esse pensamento. Foi uma fala imprudente e infeliz que tomou uma proporção que não imaginávamos", disse uma das estudantes.

A universidade publicou uma nota na rede social horas depois, mas sem fazer menção direta ao caso. No comunicado, afirma que não compactua com qualquer tipo de discriminação e que acredita que “todos devem ter acesso à educação de qualidade, desde pequenos até quando cada um quiser, porque educação é isso: autonomia”. A publicação também diz que “as oportunidades não são iguais para todo mundo em todos os momentos da vida. Sabemos, por exemplo, que os pais, muitas vezes, abrem mão da sua formação para oferecer as melhores oportunidades para seus filhos e, somente depois, optam por se profissionalizarem”.